Escândalo nos Países Baixos: Árbitro ordena cancelamento do Ajax-Groningen

Escândalo nos Países Baixos, árbitro ordena cancelamento do jogo do Ajax Amesterdão
Escândalo nos Países Baixos, árbitro ordena cancelamento do jogo do Ajax AmesterdãoOLAF KRAAK / ANP / AFP

Tudo começou com o lançamento de uma grande quantidade de material pirotécnico pelos adeptos na bancada sul. Ao tentar retomar o jogo, ocorreram novos incidentes, levando o árbitro a decidir que Ajax e Groningen não iriam jogar este domingo.

A temporada desastrosa do Ajax conheceu mais um capítulo negativo. O jogo da 14.ª jornada da Eredivisie, agendado para domingo, acabou por não se realizar apesar de duas tentativas. A partida estava marcada para as 20:00 em ponto e os jogadores entraram em campo conforme previsto

O encontro chegou a começar, mas ao fim de apenas cinco minutos teve de ser interrompido. Na bancada sul da Johan Cruyff ArenA, os adeptos acenderam muitos very lights e fogo de artíficio, alguns dos quais foram lançados para o relvado. Num estádio fechado como o do Ajax, isto causou sérios problemas de fumo e o árbitro interrompeu o jogo, levando os jogadores para os balneários.

A ação com pirotecnia foi inicialmente anunciada como uma homenagem ao adepto Thijmen (conhecido como Tum), falecido recentemente. No entanto, após uma longa pausa, não foi possível retomar o jogo. A espera por condições adequadas prolongou-se por 40 minutos e, ao regressar, o árbitro Bas Nijhuis avisou que uma nova interrupção levaria ao cancelamento do espetáculo. Foi exatamente isso que aconteceu – menos de um minuto depois, mais material pirotécnico e outros objetos foram lançados para o campo. O árbitro cancelou o jogo.

Neste momento, não se sabe qual será o desfecho da partida. O mais provável é que se tente realizar a partida noutra data, mas o Ajax terá também de enfrentar duras consequências disciplinares. Logo após estes incidentes, a associação oficial de adeptos do clube demarcou-se das ações dos adeptos.

Recorde-se que o emblema está a fazer uma das piores temporadas dos últimos anos. Após 13 jogos, ocupam o sexto lugar, com apenas 20 pontos, menos 17 do que o PSV Eindhoven.