A derrota, a primeira em casa contra o NEC na história do clube, permitiu que o PSV diminuísse a diferença para o líder do campeonato para apenas um ponto. Poucas horas antes do colapso da sua própria equipa, os adeptos do Ajax festejavam uma possível vitória do Feyenoord sobre o PSV por 2-0, que acabou por não acontecer mas podia ter transformado o jogo do Ajax na decisão do título.
"É uma derrota pesada. Podemos deitar as estatísticas para o lixo, porque o resultado fala por si", disse Farioli à ESPN após a derrota em casa.
O italiano também se recusou a apontar o que correu mal para a sua equipa contra o NEC.
"Não há nada a apontar. Gostaria de ir para casa, rever o jogo, analisar e começar de novo amanhã de manhã (segunda-feira) com os jogadores. Temos de nos manter unidos e prepararmo-nos para o jogo de quarta-feira".
A dois jogos do fim da época da Eredivisie, o Ajax defronta o Groningen na quarta-feira, antes de fechar a época com um jogo em casa contra o FC Twente. A derrota frente ao NEC foi o terceiro resultado negativo consecutivo do Ajax, depois da derrota por 4-0 frente ao FC Utrecht e do empate 1-1 em casa com o Sparta de Roterdão.
"Não foi uma partida bonita para nós, mas faz parte do jogo e é por isso que adoramos este desporto. Nunca nada é fácil, temos sempre de conquistar cada passo e cada metro que podemos ganhar, e agora temos a oportunidade de ganhar mais seis pontos e temos de o fazer".

"Hoje é um dia muito triste, mas garantimos o segundo lugar. Queríamos dar aos adeptos e a nós próprios uma tarde fantástica, mas infelizmente falhámos", lamentou o técnico.
O jogo contra o NEC foi o quinto jogo consecutivo em que o Ajax sofreu primeiro. Quando questionado se pretende ou não começar com paciência, Farioli respondeu claramente: "Não há profundidade. Quando enfrentamos uma equipa que vem aqui e joga deliberadamente mais baixo, é preciso um pouco de paciência e atenção para desbloquear a situação. Hoje (domingo), por exemplo, não sofremos um contra-ataque, mas sofremos um remate de 25 metros, que acabou por ser golo".