Van Persie iniciou a carreira de treinador no verão de 2024, quando o Heerenveen, da Eredivisie, contratou o ícone neerlandês depois de ter sido treinador de várias equipas da academia do Feyenoord.
A sua passagem pela formação da Frísia foi marcada por uma vitória em casa por 1-0 sobre o então líder PSV Eindhoven, mas viu a equipa ter sérias dificuldades noutras ocasiões, com uma derrota por 9-1 fora de casa contra o AZ e uma derrota por 3-2 na Taça dos Países Baixos contra o Quick Boys, que também foram notícia.
Vínculo especial
Van Persie, de 41 anos, chega ao Feyenoord após um acordo com o Heerenveen, onde o neerlandês tinha contrato até junho de 2027. Na próxima segunda-feira, vai assinar o novo vínculo com o Feyenoord, que também se estenderá até junho de 2027.
O Feyenoord estava sem treinador após a demissão do dinamarquês Brian Priske no início deste mês. O antigo treinador do Sparta de Praga, de 47 anos, foi afastado das suas funções após uma série de maus resultados que deixaram a equipa de Roterdão a 12 pontos dos líderes do campeonato.
"Todos sabem como é especial o meu vínculo com o Feyenoord", disse Van Persie no site do clube.

"Estou ansioso por, juntamente com uma equipa forte, trabalhar com o grupo de jogadores no (campo de treinos) 1908 e depois disputar jogos no De Kuip, com o apoio da Legioen, e alcançar sucessos juntos", acrescentou.
Segundo informações internas do clube, o antigo treinador do Ajax e do Manchester United, Erik ten Hag, era o principal candidato ao lugar no Feyenoord, mas os antigos campeões da Eredivisie não conseguiram contratar o treinador de 55 anos. Rene Hake, treinador adjunto de Ten Hag em Old Trafford, assumirá as mesmas funções sob o comando de Van Persie em Roterdão.
"Estamos muito satisfeitos por nomear um verdadeiro ícone do clube como o novo treinador do Feyenoord em Robin van Persie. Robin conhece o clube incrivelmente bem e sabe exatamente o que é necessário para alcançar resultados", declarou o diretor técnico do Feyenoord, Dennis te Kloese.

"Com a sua vasta experiência internacional, Robin pode obviamente ajudar os jogadores a desenvolverem-se mais aqui. Além disso, a sua visão do futebol encaixa perfeitamente no que temos em mente no Feyenoord: futebol ofensivo e bem polido, combinado com coragem, intensidade e luta", continuou.
O famoso avançado neerlandês iniciou a sua carreira profissional no Feyenoord, 16 vezes campeão da Eredivise, em 2001. Ganhou a Taça UEFA com o emblema em maio de 2001, antes de se transferir para o Arsenal no verão de 2004.
Depois de ter jogado nos gunners, no Manchester United e no gigante turco Fenerbahçe, Van Persie regressou ao Feyenoord em 2018. Durante época e meia em Roterdão, o neerlandês voador, alcunha pela qual ficou conhecido, marcou 25 golos e venceu a Taça dos Países Baixos.
Depois de o melhor marcador de todos os tempos na seleção dos Países Baixos se ter retirado, Van Persie começou a treinar, começando como treinador de avançados na equipa principal. Depois de começar como adjunto na equipa de sub-16 do clube - a equipa em que o seu filho Shaqueel atuou - Van Persie passou para os sub-18, juntamente com o treinador principal Brian Pinas, no verão de 2023.

O Feyenoord ocupa atualmente o terceiro lugar da Eredivisie, depois da vitória de sábado por 2-1 sobre o modesto Almere City FC. A equipa de Roterdão venceu apenas dois dos últimos sete jogos do campeonato, mas qualificou-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões da UEFA depois de ter eliminado o AC Milan, sete vezes campeão, na semana passada.
O primeiro jogo de Van Persie no comando da equipa será no sábado, 1 de março, quando o Feyenoord defrontar o NEC Nijmegen, 12.º classificado, no De Kuip, em Roterdão.
