O clube de Limburgo anunciou a notícia na terça-feira, confirmando que não vai participar no "play-off" europeu de futebol, apesar de o seu atual lugar na tabela ser suficiente. De acordo com o Fortuna Sittard, o clube não conseguiu fornecer à UEFA um relatório de um contabilista externo sobre as suas finanças, "entre outras questões".
Esta situação exclui automaticamente o Fortuna de obter uma licença da UEFA e, por conseguinte, de participar em qualquer competição europeia. Assim, as últimas participações europeias do Fortuna Sittard continuam a ser a Taça Intertoto de 1998 e a II Taça Europa de 1984/85.
Desilusão
O diretor-geral Martijn Merks manifestou a sua tristeza e deceção no site do clube: "Gostaríamos de ter aproveitado as conquistas desportivas em campo para participar no play-off".
"Estamos a lutar até ao último dia por um lugar na metade superior da tabela e vamos entrar na Eredivisie na próxima época pelo oitavo ano consecutivo. Este é o resultado do trabalho árduo e da dedicação de todos na organização - jogadores, equipa, funcionários, adeptos e parceiros", atirou.

O Fortuna Sittard ocupa atualmente o nono lugar, o que o qualificaria para o play-off de apuramento para a Liga Conferência. As equipas classificadas entre o 5.º e o 8.º lugar costumam qualificar-se para o play-off, mas como o sétimo classificado, o Go Ahead Eagles, já garantiu um lugar na Liga Europa ao vencer o KNVB Beker, a equipa em nono lugar recebe o bilhete para o play-off.
Neste caso, com o Fortuna Sittard excluído do play-off, o Sparta de Roterdão, décimo classificado, tem praticamente o último bilhete para o play-off.
"É uma desilusão não podermos premiar uma época desportiva maravilhosa. No entanto, pensamos que é importante sermos transparentes. Estamos atualmente ocupados a preparar a nova época e a continuar a preparar o clube para o futuro. Esperamos cumprir os requisitos da licença na nova época sem quaisquer problemas", disse.