Farioli colocou em campo dez jogadores diferentes em relação à equipa da semana passada contra o Eintracht Frankfurt. O avançado Brian Brobbey, o defesa Youri Baas e o guarda-redes Remko Pasveer falharam o jogo devido a lesões, enquanto o capitão Jordan Henderson ficou de fora devido a suspensão.
Ao alterar a equipa de forma radical, tanto os adeptos como os meios de comunicação social criticaram Farioli por ter desistido da Liga Europa após a derrota por 2-1 na semana passada no jogo em casa.
Quando o jornalista do De Telegraaf, Mike Verweij, perguntou a Farioli por que razão não pediu ao treinador adjunto Dave Vos para participar na conferência de imprensa em vez dele, uma vez que era "noite de equipa B", o italiano atacou Verweij.
"Acho que está a faltar ao respeito a este grupo de jogadores", disse Farioli em resposta à pergunta de Verweij.
"Conheço todos os seus artigos", continuou o técnico italiano, antes de ser interrompido por Verweij: "Não, não, não, espera, espera, deixa-me falar. uando jogámos contra o Panathinaikos, e depois mudei os meus jogadores contra o NAC Breda, vocês disseram que eu tomei a minha decisão porque dei prioridade a algo, mas eu não dei prioridade a nada. O meu desejo é dar prioridade ao próximo jogo e respeitar todos, em primeiro lugar esta equipa, que viajou por toda a Europa e enfrentou muitos desafios. Fizeram-no sempre de cabeça erguida, dando alegria aos nossos adeptos".
O Ajax perdeu por 4-1 em Frankfurt e viu a sua longa campanha europeia - disputou o seu primeiro jogo europeu em julho de 2024, na segunda ronda das eliminatórias da Liga Europa - chegar a um duro fim.
"Esta noite, perdemos por 4-1 e eles (os adeptos) aplaudiram os jogadores porque este grupo fez um trabalho fantástico. Por isso, por favor, tenham um pouco de respeito".
Questionado por Verweij se respeita os adeptos e se pode mesmo explicar por que razão escalou um onze maioritariamente composto por jogadores suplentes, Farioli respondeu agitadamente.
"(Respeito-os) muito. Fiz o mesmo (mudar os jogadores) em muitos outros jogos." O Ajax só perdeu um jogo que se seguiu a um jogo europeu esta época - fora, no NAC Breda, em agosto de 2024. " No futebol, perde-se jogos", continuou Farioli_ "Então achas que desistimos hoje? Têm a sensação de que viemos aqui com uma bandeira branca? Jogámos até ao último minuto, tentámos lutar, tentámos marcar um golo.

"Por favor, Mike. Andamos a discutir isto há nove meses, tenho sempre muito respeito, por isso, por favor, mais uma vez, julga-me, critica-me, diz e escreve o que quiseres. Mas evita dizer que não respeito as pessoas ou falar de uma equipa B. Se estamos onde estamos, se jogamos 18 jogos na Europa e se estamos onde estamos na Liga, é graças a todos estes jogadores. Desde as grandes estrelas até aos jovens jogadores que estão a chegar, é um grupo fantástico de jogadores que dão a vida pelo Ajax. E, mais uma vez, estão a deixar o clube, os jogadores e os adeptos muito orgulhosos com o que fazem."
Farioli fecha a porta a Verweij para seguir em frente: "Muito obrigado. A seguir, por favor", negando ao jornalista qualquer outra pergunta.
Mike Verweij causou polémica no início desta época, quando Jordan Henderson atacou o jornalista após a sua saga de transferências. Henderson acusou Verweij de fabricar histórias e confrontou o jornalista do De Telegraaf durante uma conferência de imprensa.