O Ministro da Justiça e da Segurança, David van Weel, anunciou a experiência na segunda-feira de manhã. Os hooligans de futebol registados com uma ordem de restrição receberão um "Mini ID", que permitirá às autoridades saber se a pessoa se encontra perto de um estádio de futebol. A experiência terá a duração de oito meses e será implementada nas cidades de Leeuwarden, Utrecht e Roterdão.
Os hooligans com ordens de restrição têm de se apresentar com o seu Mini ID para verificação em determinados momentos durante um jogo. Esta verificação é efetuada através da recolha de impressões digitais. Isto permite à polícia verificar se estão a cumprir a proibição. O requisito de apresentação digital é mais conveniente e dá menos trabalho à polícia do que se os desordeiros tivessem de se deslocar à esquadra. Até 45 pessoas com ordens de restrição podem participar na experiência.
O antigo Ministro da Justiça e da Segurança, Dilan Yesilgoz-Zegerius, introduziu a medida anti-colecionismo com uma obrigação de comunicação digital em 2023, depois de um jogo da Eredivisie entre o Ajax e o Feyenoord ter resultado em tumultos maciços por parte do público da casa. 15 desordeiros foram detidos depois de terem danificado gravemente bens do clube e este foi multado em 25 000 euros pela Federação Neerlandesa de Futebol.
