Mais

John Heitinga vê melhorias no Ajax após empate contra o Go Ahead Eagles: "É preciso dar passos em frente"

John Heitinga, treinador do Ajax
John Heitinga, treinador do AjaxANP / ddp USA / Profimedia
O treinador do Ajax, John Heitinga, afirmou que a sua equipa precisa de dar passos em frente após o empate 2-2 no terreno do Go Ahead Eagles.

Recorde as incidências da partida

O Ajax assumiu a liderança do marcador aos três minutos, graças a Davy Klaassen, e quase aumentou a vantagem para dois golos, graças a Kenneth Taylor, mas acabou por ficar para trás quando o Go Ahead Eagles marcou por Melle Meulensteen e Evert Linthorst. Youri Baas salvou um ponto nos últimos segundos da primeira parte – uma parte que Heitinga viu ir para ambos os lados.

"Marca-se o primeiro golo e depois é sempre a subir e a descer", disse Heitinga à ESPN após o jogo.

"Foi melhor termos dado um passo em frente em termos de organização. Mas também se pode ver que nem sempre conseguimos manter a pressão. Quando as coisas estavam a correr bem, por vezes éramos perigosos na transição", acrescentou o treinador.

O Ajax teve um domínio mais firme da partida no segundo tempo, no qual os gigantes de Amesterdão controlaram a posse de bola e praticamente não cederam oportunidades.

"Queremos pressionar mais cedo e mais alto. Isso foi um pouco melhor na segunda parte. Na primeira parte, eles tiveram mais posse de bola do que eu esperava. Antes de marcarem o golo, jogámos bem desde trás e criámos oportunidades. Mas há uma série de coisas em que precisamos de trabalhar", explicou Heitinga.

Gloukh voltou a começar no banco

Muitos ficaram surpreendidos quando Heitinga deixou o médio Oscar Gloukh, que chegou ao Ajax por quase 15 milhões de euros neste verão, no banco pela segunda semana consecutiva. O Ajax sentiu muito a falta de criatividade na estreia da época contra o Telstar (vitória por 2-0), mas isso foi suficiente para Heitinga colocar o médio israelita no onze inicial.

Gloukh entrou ao intervalo devido à falta de criatividade, explicou Heitinga.

Oscar Gloukh, do Ajax, acerta um remate à baliza
Oscar Gloukh, do Ajax, acerta um remate à balizaYannick Verhoeven, Parallax Pictures / Alamy / Profimedia

"É preciso ter mais criatividade. Quis colocar Steven Berghuis na posição '10' para o envolver mais no jogo. Ele estava um pouco isolado. Isso tem a ver com o estilo de jogo do Go Ahead Eagles. Depois das substituições, entrámos um pouco melhor e passámos a ter um pouco mais de bola. É preciso dar passos, e estamos a trabalhar nisso há cinco ou seis semanas", disse.

O Ajax continua a época com um jogo em casa contra o Heracles Almelo, que visita a Johan Cruyff ArenA no domingo, 24 de agosto.