Milan Smit, de 22 anos, concluiu no domingo a sua transferência por empréstimo do Go Ahead Eagles para o Stoke City, três dias depois de o neerlandês ter optado por não alinhar pelo Eagles no jogo da Liga Europa, frente ao Nice.
"Essa decisão foi tomada por mim", afirmou Smit à ESPN esta segunda-feira.
"O acordo estava praticamente fechado e senti que seria um risco demasiado grande. Esta transferência é, sem dúvida, um acordo que muda a minha vida", acrescentou.
Evolução acentuada
Milan Smit chegou ao Go Ahead Eagles proveniente do Cambuur, no verão de 2024 e conquistou a Taça dos Países Baixos com a formação de Deventer, em 2025. Na sua época de estreia pelos Eagles, Smit marcou três golos em 25 jogos em todas as competições.
Esta temporada, Milan Smit elevou consideravelmente os seus números, somando 10 golos em 28 partidas, três dos quais apontados nos seis jogos da Liga Europa.
Com apenas 18 meses em Deventer, Smit já tinha definido como objetivo procurar uma transferência no verão. No entanto, quando os Potters demonstraram interesse, não precisou de muito tempo para perceber o que queria.
"Quando um clube como o Stoke aparece e mostra tanto interesse em ti, não há que pensar duas vezes", afirmou.
Smit assinou contrato de empréstimo até ao verão, altura em que os Potters têm a obrigação de o adquirir por 5,5 milhões de euros. O Cambuur detém a opção unilateral de terminar o empréstimo e cancelar o acordo.

