Oficial: Ajax confirma contratação do ex-Arsenal Takehiro Tomiyasu

Takehiro Tomiyasu assinou um contrato de curta duração com o Ajax
Takehiro Tomiyasu assinou um contrato de curta duração com o AjaxPhoto Ajax Jesper Lucas

O Ajax confirmou a contratação, a custo zero, do ex-defesa do Arsenal Takehiro Tomiyasu, com um contrato de seis meses para mostrar serviço.

O Ajax assinou com Tomiyasu um contrato denominado de “prova de valor”, que não terá custos para o Ajax até que o jogador entre em campo. Quanto mais jogos o defesa disputar, maior será o valor que irá receber, segundo relatos. Caso a colaboração entre o Ajax e Tomiyasu seja bem-sucedida, ambas as partes estarão dispostas a negociar um vínculo de longa duração.

De acordo com o Voetbal International, não foram detetados quaisquer problemas físicos nos exames médicos realizados na terça-feira, abrindo caminho para que Tomiyasu se junte ao Ajax na tentativa de regressar ao futebol profissional e à seleção japonesa antes da fase final do Mundial do próximo ano.

O internacional japonês, com 42 internacionalizações, terá recebido propostas de Inglaterra, Alemanha e Itália após a rescisão do seu contrato com o Arsenal, mas optou pelo Ajax, que tem procurado ativamente reforços para o setor defensivo.

Devido a uma grave lesão no joelho, o defesa japonês de 27 anos disputou apenas um jogo desde maio de 2024. Depois de Tomiyasu e o Arsenal terem acordado a rescisão do contrato em julho, o lateral-direito trabalhou a sua condição física no Japão, registando progressos significativos na recuperação.

Após a transferência de 18 milhões de euros do Bolonha para o Arsenal em 2021, Tomiyasu enfrentou vários problemas físicos que o limitaram a apenas 84 jogos pelos Gunners.