Mais

Oficial: Feyenoord despede Brian Priske

Brian Priske já não é o treinador do Feyenoord
Brian Priske já não é o treinador do FeyenoordBox to Box pictures, box to box pictures / Alamy / Profimedia
O Feyenoord, gigante neerlandês, despediu o treinador dinamarquês Brian Priske (47 anos), após sete meses de uma má campanha que deixou o clube a mais de 12 pontos dos lugares de acesso à Liga dos Campeões.

A má fase do Feyenoord começou logo antes da pausa de inverno, quando o atual campeão PSV venceu o Feyenoord por 3-0. O FC Utrecht (1-2) e o Willem II (1-1) também tiraram pontos ao clube de Roterdão.

Uma famosa vitória na Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique (3-0) pareceu reforçar temporariamente a segurança do emprego de Priske, mas depois de perder com o Lille (6-1), o Ajax (2-1) e o PSV (2-0), o clube ficou em quinto lugar, com menos doze pontos do que o PSV. A vitória de sábado passado por 3-0 sobre o Sparta de Roterdão não conseguiu salvar o emprego de Priske, confirmou o clube.

"Resultados muito díspares e falta de química são as razões da saída do treinador principal", anunciou o Feyenoord no seu sítio na Internet: "Os treinadores adjuntos Lukas Babalola Andersson e Björn Hamberg também vão deixar o clube com efeito imediato".

"É profundamente dececionante para todas as partes que tenhamos tido que tomar esta decisão", disse o diretor técnico do Feyenoord, Dennis te Kloese, no comunicado. "Embora o Feyenoord tenha certamente alcançado resultados apelativos com Brian na Liga dos Campeões da UEFA, tudo tem sido demasiado instável nos últimos meses e, infelizmente, vemos muito pouco progresso estrutural".

"Como profissional e como ser humano, continuo a ter Brian em alta conta", continuou Te Kloese: "Às vezes, porém, é preciso concluir que, apesar das boas intenções e das boas intenções de todos, não funciona e, a certa altura, já não há apoio suficiente em todas as secções para continuar."

Os últimos jogos do Feyenoord
Os últimos jogos do FeyenoordFlashscore

O dinamarquês de 47 anos foi nomeado treinador do Feyenoord em junho de 2024 - pouco depois de Arne Slot ter deixado o clube e rumado ao atual Liverpool da Premier League - e assinou um contrato de três anos em Roterdão.

Priske, nascido em Horsens, teve um bom início de época, depois de ter ganho uma espetacular a Supertaça neerlandesa, após uma vitória por grandes penalidades sobre o PSV, mas não conseguiu repetir essa forma na Eredivisie, onde começou com quatro empates nos primeiros seis jogos.

Uma vitória por 2-3 contra o Girona, da LaLiga, acendeu a chama e o Feyenoord venceu oito dos dez jogos seguintes antes de conseguir um famoso empate (3-3) contra o Manchester City.

Priske deixa o clube depois de ter somado 18 vitórias nos seus 30 jogos no comando. Anteriormente, o dinamarquês dirigiu o FC Midtjylland, o belga Royal Antwerp e o campeão checo Sparta Praga.