Fred Grim desempenhou anteriormente funções como Diretor de Treino na academia de formação do Ajax. O antigo guarda-redes foi promovido à equipa principal como adjunto de John Heitinga, cuja primeira época completa como treinador do Ajax tem sido marcada por dificuldades.
"O John (Heitinga), o Marijn (Beuker) e eu procurávamos reforçar a equipa técnica", afirmou o diretor desportivo, Alex Kroes, ao site oficial do clube.
"O John sugeriu a contratação do Fred Grim. Com o Fred, trazemos qualidade e uma vasta experiência, tanto nos treinos como no banco durante os jogos", acrescentou.

Grim trabalha como treinador desde 2004, tendo antes e depois desempenhado funções como treinador de guarda-redes e treinador adjunto. Aos 60 anos, já passou pelo Jong Ajax, Almere City, seleção sub-21 dos Países Baixos, seleção principal dos Países Baixos (interino), RKC Waalwijk, Willem II e FC Emmen.
Segundo relatos, o Ajax considerou várias opções durante a atual pausa internacional. John Heitinga poderia ter sido dispensado, ou receberia um novo adjunto para o apoiar na sua primeira época completa como treinador principal. O atual adjunto do De Graafschap, Thomas Duivenvoorden, que se destacou ao comando do Quick Boys, terá recusado uma proposta do Ajax para integrar a equipa técnica.
"Pretendemos reforçar ainda mais a estrutura em torno da equipa, para melhorar os resultados desportivos, bem como o desenvolvimento do nosso estilo de jogo e dos jogadores individualmente", concluiu Kroes.
O Ajax ocupa atualmente o terceiro lugar na Eredivisie, com 16 pontos, menos seis do que o líder Feyenoord. Os amsterdameses perderam 2-0 frente ao Inter de Milão e 4-0 diante do Olympique Marselha na Liga dos Campeões, competição em que ocupam neste momento a penúltima posição na Fase de Liga.