Jaros, de 23 anos, juntou-se ao Liverpool em 2017, depois de ter sido recrutado à academia do Slavia Praga. O guarda-redes checo fez a sua estreia pela equipa principal na época passada da Premier League, quando substituiu Alisson durante a vitória por 1-0 fora de casa no Crystal Palace, em outubro. Jaros estreou-se a titular pelos campeões da Premier League na vitória da Taça da Liga sobre o Brighton no final desse mês.
Jaros será o titular do Ajax, enquanto Remko Pasveer, de 41 anos, passará a assumir o estatuto de suplente. De acordo com os meios de comunicação social neerlandeses, o Ajax está também à procura do guarda-redes do Slavia Praga, Joeri Heerkens, de 19 anos, que pretende preparar para se tornar o guarda-redes titular do Ajax num futuro próximo.
No Ajax, Jaros vai reencontrar o treinador John Heitinga, que foi adjunto de Arne Slot na época passada em Anfield. "É um homem simpático. Desde a pré-temporada até ao final da época, foi sempre simpático e prestável. Penso que tivemos uma boa relação", afirmou Jaros ao site do clube.
Heitinga foi um dos fatores decisivos para Jaros se juntar aos 36 vezes campeões neerlandeses, admitiu o guarda-redes. "Ele ligou-me, e sabemos o que esperar de alguém que conhecemos. Ir para um lugar onde se conhece o treinador é muito útil".
No entanto, não foi apenas Heitinga que convenceu Jaros a mudar-se para Amesterdão. "É o clube mais bem sucedido dos Países Baixos graças à sua academia de jovens e ao talento que produz. O clube é mundialmente famoso pelo que faz aqui. E também pelo seu sucesso europeu no passado".

O estilo de jogo do Ajax assenta bem ao guarda-redes checo. "O Ajax gosta de fazer as coisas à maneira do Ajax. Também é assim que eu gosto de jogar, por isso estou muito ansioso. No Liverpool, tentámos jogar de uma forma semelhante na época passada. Sou bom com os pés".
Jaros, que voltará ao Liverpool após o fim do empréstimo, tem um objetivo claro em mente para o seu tempo em Amsterdão. "O meu objetivo pessoal é jogar em todos os jogos e ser campeão. É isso que todos no Ajax esperam e querem. Por isso, é o que eu também quero".
Impulso de qualidade
O diretor técnico Alex Kroes está muito satisfeito com a chegada do jovem checo. "Estamos muito satisfeitos por termos conseguido trazer o Vitezslav para Amesterdão", afirmou Kroes no site do clube.
"Apesar da sua tenra idade, ele ganhou a experiência necessária e desempenhou um papel importante como guarda-redes de reserva para os campeões ingleses".
Kroes vê uma correspondência direta entre as qualidades de Jaros e as exigências do Ajax em termos de estilo de jogo. "A sua capacidade de jogar como guarda-redes é de um nível muito elevado; é atlético, bom a jogar nos espaços e proporciona estabilidade à defesa. A sua chegada significa definitivamente um aumento de qualidade para o nosso plantel".