Mais

Oficial: Heracles demite Bas Sibum após início desastroso na Liga neerlandesa

Bas Sibum demitido do comando técnico do Heracles
Bas Sibum demitido do comando técnico do HeraclesANP / ddp USA / Profimedia

O Heracles Almelo demitiu o treinador Bas Sibum, depois de um arranque terrível na nova temporada da Liga neerlandesa.

Após dez jornadas na Liga neerlandesa, Heracles Almelo ocupa o último lugar, com apenas três pontos, menos quatro do que os adversários na zona de despromoção.

Este domingo, depois da derrota por 3-0 frente ao recém-promovido FC Volendam, no sábado, o clube anunciou que o treinador Bas Sibum foi dispensado após o início desastroso da época.

"Esta decisão foi motivada pelos resultados", afirmou Hans Morsink, presidente do Conselho de Supervisão, ao site do clube.

"Esperávamos uma resposta adequada frente ao FC Volendam, mas isso não aconteceu. Vimos poucos sinais que nos dessem garantias de que o desempenho iria melhorar significativamente num futuro próximo. Com esta decisão dolorosa, esperamos inverter a situação", acrescentou.

Diretor técnico demite-se

Juntamente com Bas Sibum, também o diretor técnico Nico-Jan Hoogma anunciou a sua demissão. Hoogma, que foi diretor-geral do clube entre 2007 e 2018, assumiu a responsabilidade pela contratação de Sibum e pelos resultados subsequentes.

"Escolhemos o Bas com total convicção", disse Hoogma.

"Eu próprio trabalhei incansavelmente para que esta colaboração fosse bem-sucedida. Quando os resultados não apareceram, iniciei conversações com o Conselho de Supervisão e, em mútuo acordo e com grande respeito, decidimos seguir caminhos diferentes", acrescentou.

"Ninguém está acima do clube, e é fundamental que a mudança seja feita agora", defendeu o dirigente.

Bas Sibum, antigo médio, foi contratado pelo Heracles no verão de 2025, após uma passagem bem-sucedida como treinador do Roda JC. O cargo no Heracles foi o primeiro de Sibum ao mais alto nível.

Sob o comando de Sibum, o Heracles iniciou a temporada com seis derrotas consecutivas antes de conquistar a primeira vitória em casa frente ao Sparta (3-0). Depois desse triunfo, o Heracles perdeu 2-1 frente ao rival Twente, 7-0 em casa diante do Feyenoord e 3-0 contra o promovido FC Volendam.