Em dezembro, o clube anunciou que tinha chegado a um acordo verbal com Jordi Cruyff, filho da lenda do Ajax Johan Cruyff, para assumir o cargo de próximo diretor técnico do clube.
O dirigente, de 51 anos, assinou um contrato válido por duas épocas no sábado e foi apresentado após o empate caseiro da equipa por 2-2 frente ao Go Ahead Eagles. Cruyff vai iniciar oficialmente funções a 1 de fevereiro.
"É muito especial estar aqui e assinar o meu contrato," afirmou Cruyff em comunicado do clube: "No estádio que tem o nome do meu pai, e no clube que sempre foi importante para mim desde criança. É evidente o quanto isto significa para a minha família e para mim. A partir de fevereiro, vou dedicar-me totalmente ao Ajax. Faço-o com grande sentido de responsabilidade e orgulho. Agradeço à direção do clube pela confiança. O Ajax é um clube único, com uma história rica, e vou dar tudo para juntos escrevermos um novo capítulo de sucesso."
O conselho de supervisão do clube, o segundo órgão mais poderoso dentro do Ajax, pretende também nomear Cruyff para o conselho de administração. Cruyff vai suceder ao antigo defesa do Ajax e da seleção dos Países Baixos, Danny Blind, que anunciou a intenção de abandonar o cargo no início deste ano.
Longa carreira no futebol
Jordi Cruyff iniciou a sua carreira futebolística na academia de formação do Ajax em 1981, tendo depois mudado-se para Barcelona com o seu pai, que foi nomeado treinador do FC Barcelona em 1988.
Após uma carreira como jogador, em que representou clubes como Barcelona, Manchester United e a seleção dos Países Baixos, Cruyff foi diretor técnico no AEK Larnaca e no Maccabi Tel Aviv, onde também exerceu funções de treinador durante a época 2017/18.
Cruyff passou ainda por experiências como selecionador da China e liderou a seleção do Equador antes de assumir o cargo de diretor técnico do Barcelona em 2022. Sob a liderança de Cruyff, o Barcelona, que tinha acabado de perder Lionel Messi, contratou jogadores como Pierre-Emerick Aubameyang, Robert Lewandowski e Xavi, que regressou ao clube como treinador.

Clube em turbulência
Cruyff chega ao Ajax numa época marcada por grande instabilidade, em que os gigantes de Amesterdão já estão a 18 pontos do líder da Eredivisie, o PSV, com a continuidade na Liga dos Campeões fora de alcance após somarem apenas três pontos nas primeiras seis partidas, e o treinador John Heitinga foi despedido ao fim de apenas cinco meses no comando.
O Ajax procurava um novo diretor técnico desde que Alex Kroes anunciou a sua decisão de abandonar o cargo. Kroes assumiu a responsabilidade pela situação atual do Ajax. Os restantes membros da direção convenceram Kroes a permanecer até que o clube encontrasse um substituto.
O Cruyff, de 51 anos, foi rapidamente apontado como um dos principais alvos do Ajax após Alex Kroes anunciar a sua saída do cargo de diretor técnico. Segundo relatos, Cruyff teve de competir com o antigo lateral-esquerdo Maxwell e o ex-diretor do Liverpool Michael Edwards.
Com Cruyff agora prestes a iniciar funções em fevereiro de 2026, o Ajax deverá retomar a procura por um novo treinador, depois de ter dado prioridade à escolha do novo diretor técnico.
