Oficial: Maarten Martens despedido pelo AZ Alkmaar, dias após vitória histórica por 6-0 sobre o Ajax

Maarten Martens foi despedido pelo AZ Alkmaar
Maarten Martens foi despedido pelo AZ Alkmaarimages/NurPhoto / Shutterstock Editorial / Profimedia

O treinador belga Maarten Martens foi despedido pelo AZ Alkmaar, apenas alguns dias depois de ter goleado o Ajax por 6-0 num jogo histórico da Taça dos Países Baixos.

O AZ Alkmaar sofreu uma derrota por 3-1 frente ao modesto PEC Zwolle, no sábado, somando assim a quinta derrota nos últimos sete jogos da Eredivisie. Os participantes da Liga Conferência caíram para o oitavo lugar da Liga, tendo ainda um jogo em atraso.

Apenas quatro dias antes do despedimento de Maarten Martens, o AZ venceu o Ajax por 6-0, impondo uma derrota recorde ao gigante de Amesterdão e garantindo a qualificação da equipa de Alkmaar para os quartos de final da Taça dos Países Baixos.

O antigo extremo belga, que disputou 231 jogos pelo AZ ao longo de 12 anos de carreira como jogador, assumiu o comando técnico do clube em janeiro de 2024, após a saída de Pascal Jansen. Nos seus 103 jogos como treinador, Martens somou 54 vitórias e 27 derrotas, tendo participado por duas vezes na Liga Conferência.

"Naturalmente, é uma situação extremamente infeliz e neste momento estou profundamente desiludido", afirmou Martens em comunicado do clube.

"Apesar de a decisão ainda ser recente, olho para trás com enorme orgulho e gratidão pelos últimos dois anos em que fui treinador deste clube fantástico", acrescentou.

O reinado de Martens no AZ Alkmaar durou exatamente dois anos e um dia. Frente ao tradicional top 3, Martens manteve-se invicto contra o Ajax (5 vitórias, 1 empate), enquanto perdeu sete dos nove confrontos com PSV e Feyenoord (2 empates).

"Juntamente com o plantel, a equipa técnica e todos os que estiveram envolvidos com a equipa, trabalhámos arduamente todos os dias para alcançar os melhores resultados possíveis. Infelizmente, para mim termina aqui. Espero que o AZ conquiste mais um troféu em breve, e pode até ser já este ano", concluiu Martens no seu comunicado.

Potencial por explorar

O clube confirmou que o treinador do Jong AZ, Leeroy Echteld, vai assumir o cargo de treinador interino até ao final da época.

"Acreditamos firmemente que esta equipa tem mais potencial do que aquilo que demonstrou recentemente", afirmou Max Huiberts, diretor de futebol do AZ Alkmaar, sobre Martens.

"Analisámos e avaliámos frequentemente o que precisa de ser melhorado. Infelizmente, vimos pouca estabilidade e progresso. Isso obrigou-nos a tomar esta decisão muito difícil", acrescentou.

O AZ Alkmaar prossegue a sua época na quarta-feira, quando a equipa de Alkmaar vai defrontar o Excelsior num jogo da Eredivisie reagendado.