Por enquanto, o internacional checo está apenas emprestado aos Países Baixos, mas o seu contrato prevê a possibilidade de o seu novo clube o contratar a título definitivo ao fim de um ano. Para que a opção seja ativada, a equipa de Eindhoven tem de permanecer na Eredivisie, o que deverá ser uma mera formalidade para os atuais campeões.
“Fiquei entusiasmado desde o primeiro minuto e estou convencido de que este é o melhor ambiente para me desenvolver como futebolista e como pessoa”, disse Kovar. “Sinto-me imediatamente confortável e seguro aqui.”
As negociações entre os clubes duraram mais de duas semanas, mas o interesse do PSV nunca vacilou, uma vez que procurava contratar um segundo guarda-redes este verão, após a chegada de Nick Olij.
“Estamos muito satisfeitos com esta transferência. Há muito tempo que seguimos o Matěj. Com ele, damos as boas-vindas a um guarda-redes de dois pés e fiável, que também sabe jogar com os pés. Juntamente com Nick Olij, ele pode agora decidir quem vai defender a baliza do PSV. No que nos diz respeito, temos dois guarda-redes de topo em casa”, afirmou o diretor Earnest Stewart.
Viktor Kolar, diretor da agência Sport Invest, também está satisfeito com a transferência, que terá custado ao PSV cerca de cinco milhões de euros: “Queríamos claramente resolver a situação do Matej durante a pausa de verão. O Matej precisa de se sentir confiante e de jogar com regularidade. O objetivo era encontrar um clube de qualidade numa boa competição europeia, idealmente com a possibilidade de um confronto na Taça. O PSV é uma ótima opção aos nossos olhos.”
“A equipa é de qualidade, internacional; todo o clube se apresenta no ambiente mais profissional. A direção do clube, liderada pelo experiente e bem-sucedido treinador principal Peter Bosz, estava muito interessada na chegada de Matej, e o próprio Matej está 100% pronto para o novo desafio”, acrescentou o agente do jogador.
Durante a sua passagem pelo Leverkusen, Kovar foi sobretudo o número dois atrás de Lukas Hradecky. Além disso, o clube alemão trouxe recentemente Mark Flekken do Brentford, pelo que uma transferência para outro clube era uma prioridade.