"Vou aproveitar cada dia", afirmou Ron Jans, de 67 anos, no site do FC Utrecht.
Jans assumiu o comando do Utrecht em 2023 e devolveu o clube ao palco europeu pela primeira vez desde 2009.
Contudo, após a presente época, Jans vai desfrutar da reforma e dedicar mais tempo à sua família.
"Nunca escondi que o desejo de me reformar tem vindo a crescer nos últimos anos", prosseguiu Jans.
"Tenho um trabalho fantástico e estou a divertir-me muito no FC Utrecht. Mas, ao mesmo tempo, percebe-se que não se controla o tempo", explicou.
"Nos últimos anos, senti uma necessidade crescente de tempo. Tempo para a minha família, para os meus amigos, para os meus passatempos e, talvez, também para mim próprio", acrescentou.
Longa carreira
Jans iniciou a sua carreira de treinador nos amadores do HSC em 1991, no mesmo ano em que terminou uma carreira de jogador de 15 anos, durante a qual representou o PEC Zwolle, o FC Groningen, o Roda JC, o Mazda Sport, no Japão, e o Veendam.
Depois de dar aulas de alemão e treinar várias equipas amadoras em simultâneo, Jans assumiu o seu primeiro cargo profissional em 2001, tornando-se adjunto de Hennie Spijkerman no FC Emmen. O FC Groningen contratou imediatamente Jans, e o carismático treinador permaneceu no clube até 2010.
Depois de Groningen, Jans trabalhou no Heerenveen, no Standard Liège, na Bélgica, no PEC Zwolle, no FC Cincinnati, nos Estados Unidos, no FC Twente e no FC Utrecht.
Jans alcançou o seu maior sucesso ao serviço do PEC Zwolle em 2013, ao vencer de forma categórica o Ajax, recordista de títulos, por 5-1 na final da Taça dos Países Baixos, conquistando o primeiro grande troféu da história do clube.
"Chegou o momento"
Para Jans, chegou a hora de se despedir após uma longa carreira.
"Foi uma decisão muito difícil. Tive uma carreira maravilhosa e o FC Utrecht é um capítulo fantástico nesse percurso. Este é realmente um grande clube. Há alguns meses, já pensava que seria este o caminho, mas, ao mesmo tempo, continuava com dúvidas. Mesmo nos últimos meses, quando as coisas não estavam a correr como esperávamos no relvado. Nesses momentos, começa-se a duvidar: Estarei a tomar a decisão certa? Mas também se sabe que chega o momento em que é preciso dizer: basta. E esse momento é já este verão", confirmou.
O FC Utrecht ocupa atualmente a oitava posição na Eredivisie neerlandesa. Na Liga Europa, o FC Utrecht está praticamente eliminado, depois de somar apenas um ponto nos primeiros seis jogos.
