Mais

Países Baixos: Ajax dá duro golpe no PSV na corrida pelo título (0-2)

Davy Klaassen, do Ajax, comemora o golo do 0-1 contra o PSV
Davy Klaassen, do Ajax, comemora o golo do 0-1 contra o PSVOrange Pictures, Orange Pics BV / Alamy / Profimedia
O Ajax assumiu o controlo total da Eredivisie depois de vencer o rival PSV por 0-2 em Eindhoven, este domingo, aumentando a diferença para o segundo classificado para 9 pontos.

Recorde as incidências da partida

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O encontro deste domingo prometia ser o maior jogo da época da Eredivisie, com o líder Ajax a defrontar o segundo classificado PSV num jogo crucial para a corrida ao título. O Ajax tinha seis pontos de vantagem antes do jogo depois de ter empatado em casa com o AZ antes da pausa internacional, dando ao PSV a oportunidade de reduzir a diferença.

Numa semana agitada, o PSV viu-se subitamente a braços com uma infeção de tuberculose do avançado Lucas Perez, deixando Luuk de Jong como único avançado na equipa da jornada. O médio Ismael Saibari foi titular pela primeira vez em três jogos, depois de ter ficado de fora da convocatória para o jogo fora com o Arsenal por motivos disciplinares. A estrela americana Malik Tillman regressou ao banco de suplentes depois de dois meses e meio a tratar de uma lesão no tornozelo.

O treinador do Ajax, Francesco Farioli, deu a Lucas Rosa a titularidade, na ausência de Anton Gaaei, que recebeu um cartão vermelho contra o AZ. Davy Klaassen foi titular no meio-campo, em vez de Kian Fitz-Jim, enquanto Steven Berghuis entrou na ala direita, em vez de Bertrand Traore.

Os primeiros 15 minutos foram cautelosos, com ambas as equipas a criarem apenas uma oportunidade, com Kenneth Taylor, do Ajax, e Ismael Saibari, do PSV, a não conseguirem inaugurar o marcador com remates de dentro da área.

O Ajax de Farioli, hoje em dia muitas vezes elogiado como uma equipa de lutadores, manteve uma estrutura defensiva rígida e mostrou algum futebol oportunista quando teve oportunidade, optando muitas vezes pela bola longa para a frente e dificilmente mantendo a posse de bola durante longos períodos de tempo.

O PSV pressionou à medida que o jogo se aproximava da meia hora, mas não conseguiu converter as poucas oportunidades que lhe foram concedidas pela equipa de Amesterdão, que se defendia com firmeza.

Os adeptos da casa calaram-se pouco depois, quando Davy Klaassen fez jus à sua alcunha e marcou o 0-1 com um remate surpreendente à saída de uma curva. O golo foi o 82.º de Klaassen na Eredivisie, tornando-o o segundo maior goleador do Ajax neste século, atrás de Klaas-Jan Huntelaar (121).

O treinador do PSV, Peter Bosz, mudou a equipa após o intervalo, dando a Malik Tillman os seus primeiros minutos na Eredivisie desde 11 de janeiro, substituindo Guus Til. Tyrell Malacia, emprestado pelo Manchester United, substituiu Mauro Junior na lateral esquerda.

A equipa da casa começou a segunda parte com fúria, e o Ajax não teve outra opção senão recuar para uma defesa sem reservas, uma vez que o PSV abriu a segunda parte com sete remates nos primeiros 15 minutos.

O ponta de lança burquinense teve a oportunidade de rematar de longe, depois de Malacia não ter conseguido conter o antigo jogador do Chelsea. Traore aproveitou a oportunidade e bateu o guarda-redes argentino Walter Benitez com um remate rasteiro para o 0-2.

O golo parecia ter tirado o fôlego ao PSV, que não conseguiu pressionar o Ajax nos últimos 20 minutos da batalha crucial na corrida pelo título.

O Ajax só teve duas oportunidades de golo antes de toda a bancada do Ajax entrar em erupção após o apito final de Serdar Gozubuyuk. O Ajax saiu de Eindhoven com uma vitória por 0-2 e aumentou a diferença para o PSV para 9 pontos, quando faltam apenas seis jogos.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore