Na semana passada, o Vitesse e o sindicato dos jogadores contratados, o VVCS, mantiveram conversações e o clube de Arnhem concordou em "dar prioridade aos interesses dos jogadores que desejam sair, e os contratos serão rescindidos quando estes puderem e quiserem concretizar a sua transferência para outro clube".
Nas últimas horas, a entidade confirmou a saída de três jogadores da equipa principal como agentes livres. O avançado de 19 anos Tim van der Leij (RKC Waalwijk), o médio de 18 anos Jim Koller (PSV) e o internacional sub-21 georgiano Irakli Yegoian (Excelsior) deixaram o clube com efeito imediato.
Van der Leij chegou ao Vitesse em 2017 com apenas 11 anos, enquanto Koller ingressou no clube aos nove. Koller disputou 23 partidas na Keuken Kampioen Divisie (segunda divisão) na última temporada, e o primeiro ainda não se estreou como profissional.
Yegoian, médio nascido em Tbilisi, chegou ao Vitesse em 2024 proveniente da academia conjunta do FC Twente e Heracles Almelo. O internacional sub-21 da Geórgia em 13 ocasiões marcou oito golos em 36 jogos pelo seu então clube na época passada, incluindo uma espetacular bicicleta de fora da área que foi eleita o Golo da Temporada.
Há informações de que mais jogadores das camadas jovens se juntaram a clubes como Ajax e PSV, enquanto Seb Huntelaar, filho do ídolo neerlandês Klaas-Jan Huntelaar, foi associado a Ajax, PSV, FC Utrecht e FC Twente.
Pouco pessoal nos treinos
Atualmente, mais jogadores estão à espera no Vitesse. Pelo menos sete jogadores da equipa principal estiveram formalmente ausentes do treino de terça-feira, pelo que um total de 21 jogadores entre a equipa principal e os sub-21 participaram na sessão conjunta, que foi parcialmente orientada por Klaas-Jan Huntelaar.
O capitão do clube, Alexander Buttner, compreende os ausentes e aguarda notícias do clube.
"Estamos todos à espera para ver o que acontece. Eu próprio não sei muito", declarou Buttner à Omroep Gelderland.
"Não sei o que o Vitesse falou com a KNVB. Ainda temos jogadores suficientes para treinar, mas também há colegas a negociar com outros clubes ou que já estão a caminho de outra equipa", indicou.

O antigo defesa do Manchester United decidiu continuar, embora ainda desconheça o que vai acontecer. Espera-se que o Vitesse e a KNVB deem mais informações na sexta-feira.
"Vamos continuar a treinar. Quando se gosta de futebol, esquece-se de tudo o resto", acrescentou Buttner: "Temos de seguir em frente, e ainda podemos desfrutar, apesar da situação. Resta esperar para ver o que acontece no final desta semana. Espero que haja boas notícias e que possamos continuar".