O PSV comunicou esta sexta-feira que ambas as partes assinaram uma carta de intenções, o que significa que o clube, o presidente da câmara e o vereador deram o seu aval ao projeto de expansão do estádio do PSV com "pelo menos" 10.000 lugares. Atualmente, o Philips Stadion tem capacidade para 35.000 espectadores.
O PSV prevê que as obras de ampliação comecem em 2027.
"A cidade está a crescer e, com isso, aumenta também a necessidade de espaços para lazer, cultura e desporto", afirmou o presidente da câmara de Eindhoven, Jeroen Dijsselbloem.
"O interesse por um lugar no estádio tem vindo a aumentar há anos, como se pode ver pela lista de espera. Creio que muitos adeptos do PSV vão ficar satisfeitos com os lugares adicionais que vão ficar disponíveis".
Esta expansão significa que o PSV continuará no seu Philips Stadion, que é a casa do clube desde a sua fundação em 1910.
"O facto de o estádio poder continuar a crescer precisamente aqui – no terreno histórico da Frederiklaan, onde começou o sucesso do PSV – é mais do que um investimento no PSV e no futebol", acrescentou o vereador Stijn Steenbakkers no comunicado do PSV.
"É um investimento na alma da nossa cidade. Porque não se trata apenas de mais lugares, mas também de mais histórias, memórias, dinamismo e união. Todos aqueles camisolas vermelhas e brancas que se veem nos dias de jogo, essas imagens e esse sentimento, isso não tem preço".
Construção complexa
O diretor do PSV, Marcel Brands, afirma que a ampliação do estádio atual será um projeto complexo. "Os estudos mostraram que esta é a melhor localização para desenvolver o projeto. É um local icónico há mais de 112 anos", disse Brands à ESPN.
"A ideia inicial é expandir a bancada Norte, que é o local mais indicado. No entanto, queremos analisar todas as quatro bancadas para perceber o que é possível dentro das restrições atuais".
Brands admite que o clube chegou a considerar mudar-se do local atual na Frederiklaan.

"Fiquei muito satisfeito com o resultado dos estudos. Tudo começou aqui, no Philips Stadion. Este é o ADN do clube. Continua a ser um estádio bonito e moderno que queremos melhorar".
2O mais importante é podermos servir mais pessoas. Temos uma lista de espera de 20.000 pessoas; a região está a crescer de forma significativa, por isso queremos dar o próximo passo. O projeto vai também gerar receitas adicionais, naturalmente, porque consideramos as possibilidades comerciais. Neste momento, estamos no limite nesse sentido, por isso é fundamental para a próxima geração que possamos crescer ainda mais aqui".
Brands refere que o PSV pretende concluir a expansão antes de 2030. O clube não irá mudar-se temporariamente para outro estádio durante as obras.
