Mais

Ronnie Stam, antigo jogador do Wigan, condenado a 13 anos de prisão por tráfico de cocaína

Ronnie Stam em ação pelo Wigan num jogo da Premier League contra o Arsenal
Ronnie Stam em ação pelo Wigan num jogo da Premier League contra o ArsenalCLIVE BRUNSKILL / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
O Ministério Público neerlandês condenou o antigo futebolista Ronnie Stam a 13 anos de prisão, por contrabando de grandes quantidades de cocaína e branqueamento de capitais.

Ronnie Stam e o seu irmão, Rudi Stam, foram detidos em 10 de junho de 2024 e têm estado sob custódia desde então. Os irmãos Stam foram acusados de contrabando de 2217 quilos de cocaína, no valor de 57 milhões de euros, e de branqueamento de capitais.

Durante o processo judicial de terça-feira, Stam recusou-se a falar sobre os carregamentos de 893 quilos de cocaína da Costa Rica em 2020, os 700 quilos de cocaína do Chile em 2021, outro lote de 600 gramas de cocaína, e os quatro quilos de cocaína e cinco quilos de MDMA que deveriam ir para Paris.

Admitiu ter contrabandeado 20 quilos de cocaína do Brasil para Frankfurt, pelo correio, em 2020, e ter consumido óxido nitroso, embora "não soubesse nada" sobre os 18 litros que a polícia encontrou na caixa de fusíveis do seu apartamento em Eindhoven.

O tribunal encontrou grandes grupos de mensagens de texto entre Ronnie e Rudi, que o Ministério Público concluiu serem fundamentais para o tráfico de cocaína no circuito criminoso a partir de 2020. Os dois discutiram os esconderijos do dinheiro, taxas de câmbio, operações bancárias clandestinas, transportes, carteiras de criptomoedas, listas de contabilidade, listas de quem devia o quê e enviaram um ao outro fotografias de blocos de cocaína.

Stam chamou aos textos "fanfarronice e disparates".

O Ministério Público condenou Ronnie Stam de 13 anos de prisão e o seu irmão Rudi a 74 meses. Os advogados dos irmãos Stam pronunciar-se-ão esta quarta-feira.

Vencedor da Taça da Liga

Stam, de 40 anos, começou e terminou a sua carreira futebolística no NAC Breda. O lateral-direito jogou também no FC Twente, no Wigan Athletic e no Standard de Liège. Com o Wigan, Stam venceu a Taça da Liga em 2013. Stam, de quem o antigo treinador do Wigan, Roberto Martinez, atual selecionador de Portugal, disse que "as pessoas pagavam para o ver jogar", terminou a carreira em 2016.