Seis jogadores que podem ser as próximas grandes exportações da Eredivisie

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Seis jogadores que podem ser as próximas grandes exportações da Eredivisie
Kokcu e Simons são dois dos maiores astros da Eredivisie
Kokcu e Simons são dois dos maiores astros da Eredivisie
Profimedia
Muitas das maiores histórias das duas últimas janelas de transferências envolveram jogadores da Eredivisie, principal campeonato neerlandês, e isso parece ser o caso novamente neste verão, com muitos jogadores a atrair o interesse de alguns dos maiores clubes da Europa.

No verão passado, o Manchester United comprou Lisandro Martinez e Antony, do Ajax, enquanto Cody Gakpo e Noni Madueke, do PSV, foram para LiverpoolChelsea, respectivamente, em janeiro.

Já existem rumores de que vários jogadores seguirão os passos destes nomes e passarão da primeira divisão neerlandesa para uma das melhores ligas da Europa nos próximos meses.

Jurrien Timber

No verão passado, os adeptos do Ajax estavam resignados a perder Jurrien Timber (21 anos), que Erik ten Hag queria levar para o Manchester United, mas o central acabou por ficar. Seria uma surpresa se a história se repetisse neste mercado.

Embora não tenha tido a melhor época no clube, com o Ajax em crise, mostrou no Mundial que já é um defesa de topo e que só vai melhorar nos próximos anos.

Ten Hag continua interessado em levar o seu compatriota para Old Trafford, e também se tem falado do Liverpool. Trata-se de um jogador que poderia ter impacto imediato e que está agora, mais do que nunca, aberto a um novo desafio.

"No meu caso, tudo ainda está em aberto. Está a acontecer muita coisa nos bastidores em termos de interesse. Em breve verei quais são as opções concretas", disse Jurrien Timber ao jornal Algemeen Dagblad

Edson Alvarez

Edson Alvarez (25 anos) estava prestes a deixar o Ajax no final de janeiro, quando fez greve para forçar uma transferência para o Chelsea, mas o clube neerlandês manteve-se firme porque não tinha tempo para contratar um substituto. Como isso não será problema na janela de verão, a não ser que as abordagens sejam feitas apenas na reta final, é provável que o clube aceite uma oferta de alto valor desta vez.

Desde que chegou à equipa de Amesterdão, em 2019, tornou-se um médio defensivo de elite, mantendo a posse de bola e fazendo o "trabalho sujo" fora dela. O mexicano não é espectacular, mas é sólido como uma rocha.

Outros clubes estão interessados, mas parece provável que rume agora ao Borussia Dortmund, uma vez que o jogador e o clube já terão chegado a acordo sobre as condições contratuais. Só falta o vice-campeão alemão chegar a um acordo com o Ajax sobre o valor da transferência, que deve girar em torno de 40 milhões de euros.

Ibrahima Sangare

Alvarez não é o único médio defensivo da Eredivisie que chamou a atenção nos últimos anos. Ibrahima Sangare (25 anos), do PSV, que o Chelsea também tentou e não conseguiu contratar em janeiro, é sem dúvida ainda mais impressionante.

Tal como Alvarez, os pontos fortes do costa-marfinense residem nas áreas defensivas do jogo, mas ele tem passe, remate e capacidade aérea para ser perigoso também no ataque. Tornou-se um verdadeiro líder desde que se juntou ao PSV, em 2020.

Até o seu próprio clube sabe que o jogador dificilmente vai continuar e está a tentar substituí-lo, mas ainda não se sabe exatamente para onde irá. O PSG tem sido o clube mais interessado, mas vários clubes ingleses também estão na corrida.

Com uma cláusula de rescisão de 37 milhões de euros, é apenas uma questão de tempo até que alguém a ative.

Orkan Kokcu

O Feyenoord conquistou o título da Eredivisie com facilidade esta temporada, e poucos jogadores tiveram um papel tão importante no triunfo quanto o capitão Orkan Kokcu (22 anos), que surgiu como o melhor médio da liga.

O internacional turco é um jogador de profundidade, que pode criar oportunidades e marcar golos - nas últimas duas épocas, marcou 21 golos e fez 14 assistências - e é um dos melhores a fazer progredir o jogo e a levar a sua equipa para a frente.

O Arsenal vê-o como o substituto ideal para Granit Xhaka, enquanto o Liverpool também está interessado em renovar o seu meio-campo.

"Se o clube certo aparecer, quero dar um passo neste verão. Esta época dei o último passo para ser um jogador decisivo para o Feyenoord", disse Kokcu em entrevista à ESPN.

Santiago Giménez

Santiago Giménez (22 anos) passou apenas uma temporada no futebol europeu, mas já impressionou o suficiente para atrair o interesse de alguns dos maiores clubes do continente.

O atacante mexicano teve dificuldades para se afirmar no Feyenoord, depois de ter sido contratado do Cruz Azul, mas está em alta desde o início do ano civil, marcando 17 golos e ajudando a equipa a conquistar o título da liga.

Com a dificuldade de se encontrar avançados de alto nível a preços acessíveis, nos dias de hoje, estes números de Giménez levaram vários gigantes europeus a interessarem-se pelo mexicano, incluindo o Tottenham, que pode em breve procurar um substituto para Harry Kane.

Como o jogador só assinou contrato no ano passado, será difícil tirá-lo do Feyenoord, mas é provável que alguns tentem.

Xavi Simons

Na sua primeira época completa como jogador sénior, Xavi Simons (20 anos) tornou-se imediatamente um dos talentos mais excitantes do mundo e, sem dúvida, o melhor jogador da Eredivisie, tendo conquistado a bota de ouro com 22 golos e nove assistências. Em poucas palavras, ele é o craque da temporada.

O neerlandês é um dos melhores dribladores da atualidade, é um finalizador de primeira linha, tem faro para o passe e trabalha no duro como ninguém, tudo isso aos 20 anos de idade. Se a isto juntarmos o facto de poder jogar no meio-campo ou em qualquer um dos flancos, torna-se um dos jogadores mais apetecíveis para praticamente qualquer clube de topo.

A sua qualidade é tal que pode deixar o PSV apenas um ano depois de ter assinado. O jogador pode voltar ao PSG, se o clube ativar uma cláusula de recompra e ele quiser regressar, enquanto o Arsenal também tem sido fortemente associado ao jovem talento.

A decisão de passar mais um ano como o melhor jogador de Eindhoven é o cenário mais provável, mas uma mudança para outro lugar, neste mercado, certamente não está fora de uma realidade possível.