Mais

Síntese da Eredivisie: Ordem natural restabelecida no topo

Sam Kersten, do Heerenveen, marcou o seu primeiro golo como profissional
Sam Kersten, do Heerenveen, marcou o seu primeiro golo como profissionalČTK / imago sportfotodienst / Peter Lous
Enquanto a Eredivisie recuperava de uma semana decisiva na corrida pelo título, a chamada "ordem natural" parecia ter sido restaurada no último fim de semana.

Com a corrida pelo título praticamente encerrada, de acordo com o modelo de previsão do Opta, os jogadores e a equipa do PSV passaram a concentrar-se em terminar em segundo lugar. Mais tarde, o lateral-direito do Feyenoord, Givairo Read, disse em atacar o PSV pelo segundo lugar, que garante a classificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

A equipa de Roterdão apostou na vitória a meio da semana contra o Groningen e já ganhou cinco pontos a uma equipa do PSV que acabou de perder a confiança.

Para começar a sua caminhada em direção ao atual campeão, os homens de Robin van Persie tiveram de enfrentar um jogo complicado com o AZ em Alkmaar.

O histórico recente favorecia o Feyenoord, já que o AZ não havia vencido os quatro jogos anteriores da Eredivisie e o conjunto de Roterdão havia vencido os seis confrontos com o AZ antes da partida de sábado.

A ensolarada Alkmaar foi o cenário de um encontro entre o terceiro e o quinto classificados da Eredivisie, que muitos adeptos esperavam que fosse um bom jogo de futebol.

Mas, como diz o ditado neerlandês, os adeptos voltaram para casa depois de uma aborrecida feira de diversões. O jogo entre AZ e Feyenoord deixou muito a desejar em termos de entretenimento e qualidade. Um autogolo contra Zico Buurmeester, que cabeceou a bola por cima do guarda-redes Jeroen Zoet para a sua própria baliza, seria o único da tarde.

O tento foi também responsável por uma estatística peculiar: O Feyenoord tornou-se a primeira equipa nas últimas 15 épocas a vencer um jogo da Eredivisie sem fazer um único remate à baliza. A vitória também colocaria o Feyenoord a dois pontos do PSV, que enfrentaria o Groningen na mesma noite.

O Orgulho do Norte tinha reacendido a chama nas últimas semanas com alguns resultados positivos, que o levaram do fundo do pelotão para o topo. Agora, defendendo um lugar nos play-offs europeus de futebol, um adversário fantástico visitaria o Euroborg.

Com três vitórias nos seis jogos anteriores da Eredivisie, o Groningen tinha igualado o seu total de vitórias entre 18 de agosto e 7 de fevereiro. Entretanto, o PSV perdeu as esperanças de conquistar o segundo título consecutivo depois de vencer apenas três jogos da Eredivisie em 2025.

A equipa de Peter Bosz provou desde cedo que não tinha perdido o jeito, com Malik Tillman, que regressou de lesão e foi titular pela primeira vez desde que se recuperou, e Ivan Perisic a ajudarem o PSV a ganhar por 2-0 em 30 minutos, com dois golos habilidosos.

No entanto, o Groningen deu luta, com destaque para o cérebro criativo do médio italo-neerlandês Luciano Valente. Duas semanas após a sua estreia pela equipa sub-21 dos Países Baixos, Valente mostrou o seu talento com duas oportunidades criadas, 13 passes no último terço, 3 dribles bem sucedidos e 3 remates.

Valente também foi responsável pela assistência para o 2-1 de Dave Kwakman, que enrolou a bola por trás de Walter Benitez e marcou o seu segundo golo da época.

Foi um jogo divertido para Kwakman, de 20 anos, por mais de um motivo. O jogador de Volendam enfrentou o antigo vizinho, Joey Veerman. As mães e irmãs dos dois médios são melhores amigas, o que rendeu uma bela entrevista no final do jogo.

"Ele foi incrível hoje", disse Veerman sobre Kwakman: "Acho que ele sofreu cerca de 20 faltas - ele foi muito bom hoje".

"Normalmente não sou dos golos", disse Kwakman ao reagir ao seu golo, e Veerman riu-se ao seu lado. "É bonito como ele diz isso. Ele deu muitos toques iniciais e usou o corpo muito bem. Já não é o meu pequeno vizinho, cresceu", disse Veerman com um sorriso.

O sorriso era mais do direito de Veerman do que de Kwakman depois do jogo, já que Johan Bakayoko marcou de cabeça o golo da vitória aos 88 minutos. O PSV manteve a vantagem de cinco pontos sobre o Feyenoord depois de uma vitória tranquila em Groningen. O conjunto da casa perdeu o controlo do oitavo lugar na classificação, que pode levar o Groningen aos play-offs para o futebol europeu.

No topo da Eredivisie, o Ajax manteve a liderança, enquanto o NAC Breda, uma das duas únicas equipas a derrotar o Ajax nesta temporada da Eredivisie, foi derrotado por 3-1 em Amsterdão.

O jovem eslovaco Leo Sauer, tema do FlashFocus da semana passada, abriu o marcador para os visitantes aos nove minutos com um belo remate da entrada da área.

No entanto, não foi o suficiente para o NAC chegar ao intervalo com a vantagem. Na ausência do guarda-redes Daniel Bielica, Roy Kortsmit foi titular pela primeira vez na Eredivisie em sete anos. O antigo guarda-redes do Sparta deixou a sua marca logo na primeira parte, quando o avançado do Ajax Don-Angelo Konadu, que se estreava na Eredivisie, foi derrubado por Kortsmit com o que parecia ser um ippon do mundo do judo.

Kenneth Taylor, o melhor marcador do Ajax com oito golos, apareceu e converteu o penálti aos 32 minutos, dois minutos antes de Steven Berghuis dar ao Ajax a sua primeira vantagem após uma combinação perfeita entre Konadu e Taylor.

Depois de festejar o regresso do lesionado Wout Weghorst, Jorthy Mokio, de 16 anos, fez história ao tornar-se o segundo marcador mais jovem da história do Ajax na Eredivisie. A idade de Mokio, 16 anos e 346 dias, só foi ultrapassada por Clarence Seedorf, que tinha 16 anos e 343 dias quando marcou o seu primeiro golo na Eredivisie.

Os sete jogos e as batalhas de que Farioli falou durante o regresso a casa após o jogo com o PSV tornaram-se agora seis, à medida que o Ajax se aproxima cada vez mais do 37.º título da Eredivisie. No entanto, como sempre faz, Farioli não quis entrar em qualquer conversa sobre um potencial título. "Faltam seis jogos, então temos mais 18 pontos a conquistar", disse o técnico italiano à ESPN após a vitória.

Os três primeiros da Eredivisie, que agora é composta pelo chamados três grandes, foram três das cinco equipas que venceram os seus jogos no fim de semana passado. Isto significa que o grupo de perseguidores teve uma jornada decepcionante, mas não foi esse o caso de uma equipa.

A classificação da Eredivisie
A classificação da EredivisieFlashscore

O FC Utrecht é a única equipa que ainda não perdeu na Eredivisie esta época, mas não parecia que isso iria durar durante a maior parte da primeira parte contra o Go Ahead Eagles. O sétimo classificado, o Eagles, infernizou o Utrecht no jogo de domingo, em grande parte graças ao mais uma vez excelente astro finlandês, Oliver Antman.

Antman é o líder do campeonato em assistências e entrou no jogo com 12 assistências no seu nome. No entanto, duas assistências na primeira parte aumentaram o seu total para 14 em 27 jogos. O médio finlandês deu a primeira assistência a Oliver Edvardsen aos 14 minutos, antes de ajudar Mathis Suray a marcar o seu golo apenas três minutos depois.

O Go Ahead Eagles dominou o jogo e fez com que o treinador do Utrecht, Ron Jans, procurasse ajuda. O experiente técnico decidiu mudar a equipa em duas posições antes dos 40 minutos, com Souffian El Karouani e Alonzo Engwanda a darem lugar a Oscar Fraulo e Kollbeinn Finnson.

Como um milagreiro costuma fazer, as mudanças logo começaram a dar resultado, com o Utrecht, que não estava em lugar algum antes dos 40 minutos, marcando dois gols rápidos antes do intervalo para equilibrar as coisas em Deventer. Yoann Cathline bateu Jari De Busser com um remate de longe, e Miguel Rodriguez teve sorte quando uma bola fez ricochete e o espanhol conseguiu finalizar um 1 contra 1 com De Busser.

A primeira parte foi tão animada do lado das águias, mas a segunda não podia ter sido mais diferente. As duas equipas produziram uma primeira parte com um xGOT (xG gerado por remates à baliza) total de 2,37, enquanto a segunda parte produziu uns míseros 0,03. Mathis Suray foi o único jogador que esteve perto de finalizar para o Utrecht, mas o chute do belga bateu no travessão.

Nenhuma das equipas ganhou ou perdeu muito com o ponto conquistado, especialmente tendo em conta as prestações pouco brilhantes dos rivais FC Twente e AZ. No sábado à noite, o Twente recebeu o Fortuna Sittard em uma partida brutalmente cautelosa em Enschede, que terminou em 1 a 1.

O FC Twente dominou a primeira parte contra a equipa de Limburgo, mas só conseguiu marcar através de uma grande penalidade e do 23.º golo da época de Sem Steijn. Os Tukkers mantiveram o Fortuna em silêncio durante todo o primeiro tempo, mas ficaram amargamente desapontados quando o zagueiro brasileiro Rodrigo Guth garantiu o ponto para o Fortuna aos 92 minutos.

O único outro vencedor da metade superior da Eredivisie foi o Heerenveen. A antiga equipa de Robin van Persie disputou o seu segundo jogo sob o comando do treinador Robin Veldman e dominou o Willem II numa vitória por 3-1 na Frísia.

O avançado moldavo Ion Nicolaescu e o defesa-central Sam Kersten, que marcou o seu primeiro golo como profissional no seu 217.º jogo, colocaram o Heerenveen a ganhar por 2-0 aos 31 minutos de jogo contra um Willem II sem dentes. Só na primeira parte, os frísios dispararam 15 vezes contra a baliza de Thomas Didillon-Hodl, mas não conseguiram manter o estilo de jogo que os levou ao intervalo.

Com o pé fora do acelerador, o Heerenveen deixou o Willem II voltar ao jogo, mas não sem antes marcar o terceiro e decisivo golo aos 66 minutos, por intermédio de Ilias Sebaoui. O Willem II ripostou com Jesse Bosch e uma assistência de Emilio Kehrer, o irmão mais novo de Thilo Kehrer, do AS Monaco, mas não conseguiu evitar a sexta derrota consecutiva na Eredivisie.

Enquanto isso, o Heerenveen tomou o oitavo lugar do Groningen na tabela e agora possui o (atual) último bilhete para os playoffs do futebol europeu.

Graças à derrota do NAC Breda em Amesterdão, a derrota do Willem II não afectará muito a equipa de Tilburg. Quem terá sofrido algumas dores no fim de semana passado foi o RKC Waalwijk.

A equipa do sul dos Países Baixos defrontou o Heracles no Mandemakers Stadion, em Waalwijk, um adversário que o RKC sabia que tinha de vencer para continuar a lutar pela sobrevivência.

A equipa da casa criou as melhores oportunidades contra o Heracles, que anunciou a chegada do seu novo treinador, Bas Sibum. No entanto, não conseguiu encontrar o caminho do golo depois de uma interceção heróica de Jannes Wieckhoff e de uma falha inacreditável do avançado polaco Oskar Zawada, acabando por ficar apenas com um ponto no empate a 0-0.

Com a derrota, o RKC terminou a semana empatado em pontos com o Almere City, que conseguiu uma reviravolta no segundo tempo para arrancar um ponto do PEC Zwolle.

A equipa da casa esqueceu-se de recompensar a boa primeira parte e chegou ao intervalo a perder por 2-0, graças aos golos de Anouar El Azzouzzi e Dylan Vente, apesar de o Almere City ter gerado um xG total de 1,73 - quase um ponto a mais do que o 0,76 do PEC.

Depois do intervalo, o Almere City voltou a ser superior ao adversário, mas o iraquiano Ali Jasim, emprestado pelo Como, e o francês Junior Kadile garantiram um merecido ponto para a equipa da casa, que se manteve invicta pelo terceiro jogo consecutivo - a série mais longa do ano.

Os resultados da jornada
Os resultados da jornadaFlashscore

Os vencedores da semana

O Sparta de Roterdão foi outra equipa que conseguiu uma rara série de invencibilidade. Sob o comando do técnico Maurice Steijn, o Sparta chegou a cinco jogos de invencibilidade na Eredivisie após vencer o NEC Nijmegen por 2-0 em Roterdão.

A equipa da casa terminou a primeira parte sem qualquer remate à baliza, mas com a vantagem no marcador, depois de um cabeceamento de Kristian Hlynsson, emprestado pelo Ajax, que acertou no poste, mas fez ricochete na baliza do NEC após bater na coxa do guarda-redes Robin Roefs.

Depois de Vito van Crooij ter sido expulso com o segundo cartão amarelo, Nokkvi Thorisson decidiu o jogo a favor do Sparta com um remate estrondoso ao poste próximo, aos 84 minutos. O quinto jogo consecutivo de invencibilidade do Sparta foi a melhor série desde o início de 2022, e fez com que o Sparta saltasse do 15.º para o 12.º lugar na tabela.

Dos terrores da despromoção à luta por um bilhete para os playoffs europeus - o Sparta de Roterdão está a bater as expectativas mais loucas de todos os amigos e inimigos.

Os derrotados da semana

Sabendo que o Willem II está em péssima forma e com um jogo que poderia ser vencido, o RKC Waalwijk não fez um grande favor a si mesmo na luta contra o rebaixamento. O empate sem golos poderia ter sido transformado em vitória em várias ocasiões, não fosse uma intervenção divina para manter o RKC a cinco pontos da zona de segurança.

O lateral alemão Jannes Wieckhoff salvou o Heracles com uma intervenção verdadeiramente fantástica no poste mais distante, enquanto Oskar Zawada realizou o pior sonho de qualquer futebolista ao falhar um remate à baliza na segunda parte. Poderia ter sido o golo que colocou o RKC a um passo do Willem II, mas a diferença para os vizinhos barulhentos continua a ser de cinco pontos, faltando apenas seis jogos.

Golo da semana

Como não houve muitos golos que chamassem a atenção no último fim de semana, por que não escolher a melhor história de todas?

Sam Kersten fez a estreia profissional pelo FC Den Bosch, da segunda divisão, aos 18 anos, em dezembro de 2016, mas nunca marcou a nível profissional. Mesmo nas camadas jovens do Jong Brabant United, Kersten não conseguiu marcar um golo.

Quando um ressalto caiu exatamente no seu caminho contra o Willem II, Kersten fez o que não deve ter parecido natural para o defesa: marcou o seu primeiro golo no seu 208.º jogo profissional na liga. A comemoração pareceu um pouco estranha, mas fez sentido: "Até me surpreendeu", disse Kersten à ESPN após a partida.

Equipa da semana

Os melhores jogadores desta semana
Os melhores jogadores desta semanaFlashscore

Depois da vitória por 3-1 sobre o Willem II, o Heerenveen é a principal fonte de craques da semana. O avançado moldavo Ion Nicolaescu lidera a lista com o seu golo inaugural, quatro remates, seis toques na área do Willem II e oito duelos ganhos. Nicolaescu é acompanhado por Sam Kersten após o seu primeiro golo como profissional, 7 desarmes e 2 intercepções.

O capitão e colega de equipa Luuk Brouwers é o jogador da semana. Brouwers foi suubstituído no final da primeira parte, mas ainda assim provou ser um problema para o Willem II com os seus 2 remates, 100% de precisão nos passes, 2 oportunidades criadas e 3 desarmes nos primeiros 45 minutos.

O Ajax e o Feyenoord têm dois jogadores no melhor onze desta semana. Steven Berghuis (1 golo, 8 cruzamentos, 23 passes no último terço) e Kenneth Taylor (1 golo, 1 assistência, 3 oportunidades criadas) foram cruciais na vitória do Ajax por 3-1 sobre o NAC Breda, enquanto Gernot Trauner (4 intercepções, 10 desarmes) e Timon Wellenreuther (5 defesas, sem sofrer golos) garantiram uma vitória difícil sobre o AZ.

Malik Tillman (1 golo, 12 duelos ganhos, 5 desarmes ganhos) é o único jogador do PSV na equipa, enquanto Mathis Suray, Jannes Wieckhoff e Mike Eerdhuijzen representam o Go Ahead Eagles, o Heracles Almelo e o Sparta Roterdão. Suray foi o responsável pelo 2-0, além de 3 remates à baliza, 2 desarmes ganhos e 2 cruzamentos, enquanto Jannes Wieckhoff roubou o espetáculo com os seus feitos defensivos (5 desarmes, 3 intercepções) e Mike Eerdhuijzen liderou o Sparta em passes (60), duelos ganhos (8), duelos aéreos ganhos (4), desarmes ganhos (3), intercepções (3) e toques (86).

Siga a Eredivisie no Flashscore