AZ vence o atual campeão
Uma temporada depois da terrível eliminação diante do USV Hércules, o Ajax foi novamente eliminado, depois de uma derrota por 2-0 com o AZ.
Durante uma primeira parte infrutífera, em que o Ajax apenas conseguiu obrigar o guarda-redes do AZ, Rome-Jayden Owusu-Oduro, a fazer uma defesa, o AZ passou para a frente dez minutos antes do intervalo, graças a um cabeceamento de Wouter Goes.
O Ajax apelou ao árbitro após um alegado empurrão do defesa português Alexandre Penetra, mas os seus esforços não deram em nada.
O Ajax não conseguiu melhorar após o intervalo e viu o AZ criar novamente as maiores oportunidades. O AZ, que derrotou o Ajax por 2-1 na Eredivisie em dezembro, respirou de alívio depois de o antigo extremo do Chelsea, Bertrand Traore, ter acertado no poste aos 71 minutos de jogo.
A equipa da casa acabou por duplicar a vantagem, com Mexx Meerdink a finalizar um remate em jeito aos 89 minutos. Foi o segundo golo em quatro dias para Meerdink, depois do golo crucial que marcou no jogo fora de casa com o PSV.
O Ajax tem muito trabalho pela frente depois da sua segunda eliminação consecutiva da Taça dos Países Baixos e vai tentar melhorar rapidamente com dois jogos europeus, a seguir ao jogo de domingo, com o Heerenveen.

PSV sobrevive a grande susto
O PSV, onze vezes campeão, teve de recuperar de uma surpreendente desvantagem de 1-3 e venceu um jogo emocionante de nove golos por 5-4 para avançar para os quartos de final da Taça, depois de o Excelsior, da segunda divisão, ter surpreendido o público da casa.
O extremo belga Johan Bakayoko pensou que tinha conseguido dar o pontapé de saída à sua equipa com um golo aos 29 minutos, mas o golo foi anulado por fora de jogo.
Em vez disso, foi o Excelsior que assumiu a liderança, com Noah Naujoks a abrir o marcador aos três minutos dos descontos. O médio de 22 anos repetiu a proeza menos de quinze minutos depois do intervalo, marcando o seu segundo golo de cabeça, com Lance Duijvestijn a fazer a assistência.
O americano Malik Tillman voltou a colocar o PSV a um golo de distância, mas viu Duijvestijn aumentar a vantagem para dois golos a dez minutos do fim.
Uma falha defensiva deu ao internacional americano Ricardo Pepi a oportunidade de fazer o 2-3 a quatro minutos do fim, depois de a defesa do Excelsior ter deixado o prolífico avançado completamente livre.
O PSV foi recompensado pela sua pressão implacável na fase final, com Ismael Saibari a marcar o golo do empate aos 97 minutos, depois de ter ficado completamente livre na área. O Excelsior foi forçado a jogar mais 30 minutos de futebol de taça na casa do campeão da liga.
Um golo de belo efeito levou Pepi a garantir a primeira vantagem do PSV aos 101 minutos, depois de Saibari ter encontrado o americano com uma bola perfeita. O antigo finalista do Campeonato do Mundo Ivan Perisic garantiu a vitória do PSV aos 110 minutos, após uma combinação rápida com o avançado Luuk de Jong, que terminou a noite com três assistências.
O Excelsior recuperou a vantagem com um golo de Richie Omorowa aos 117 minutos, mas teve de se contentar com a derrota num jogo com nove golos.

Quick Boys mantém o sonho vivo
Os amadores do Quick Boys venceram o Heerenveen de Robin van Persie por 3-2 e tornaram-se na primeiro equipa amadora da história da Taça dos Países Baixos a derrotar três clubes da Eredivisie na mesma temporada.
Depois de um início estrondoso, com um grande espetáculo de fogo de artifício, o jogo teve início sob condições de nevoeiro e sob os holofotes de um Sportpark Nieuw-Zuid lotado.
O Heerenveen não conseguiu furar a defesa do clube amador e não conseguiu acertar um único remate na baliza de Lars Jansen. O guarda-redes de 26 anos, que costuma ser o substituto de Paul van der Helm, viu o seu defesa-central de confiança , Neville Ogidi Nwankwo, abrir o marcador aos 37 minutos, com um cabeceamento certeiro após um canto de Jesse Reinders.
O Heerenveen saiu do intervalo com um plano e marcou o golo do empate com o seu primeiro remate à baliza: Ilias Sebaoui, emprestado pelo Feyenoord, bateu Jansen com um remate de longe e fez o 1-1 aos 48 minutos.
Mas foi a equipa da casa, que joga na terceira divisão nererlandesa, que acompanhou o ritmo do Heerenveen e conseguiu dificultar a vida da equipa da Eredivisie.
Mas, apesar de tudo, o Heerenveen conseguiu chegar à vantagem graças a dois suplentes: O avançado moldavo Ion Nicolaescu bateu Jansen com um remate de primeira, após um cruzamento do recém-naturalizado Alireza Jahanbakhsh.
A confusão começou logo a seguir, quando Van Persie trocou o guarda-redes Mickey van der Hart por Andries Noppert, antigo titular no Mundial e que, segundo consta, está a caminho do San Lorenzo, da Argentina.
Noppert, o guarda-redes titular dos Países Baixos durante o Campeonato do Mundo de 2022 no Catar, rapidamente roubou as manchetes ao provocar uma grande penalidade depois de derrubar Lukas Hamann no canto da sua grande área. O avançado Milan Zonneveld, herói do Quick Boys no jogo anterior da Taça, contra o Fortuna Sittard, converteu a grande penalidade e colocou o 2-2 no marcador aos 88 minutos.
O prolongamento seguiu-se e foi a equipa da casa que assumiu a liderança mais uma vez, com o suplente Levi van Duijn a apanhar Noppert desprevenido e a cabecear a bola por cima do guarda-redes.
O Heerenveen não conseguiu recuperar e tornou-se na terceira equipa da Eredivisie a ser eliminada da Taça dos Países Baixos em Katwijk aan Zee este ano. O Quick Boys continua a sua série de contos de fadas e ficará a saber qual será o seu próximo adversário após o sorteio dos quartos de final na sexta-feira.

Go Ahead Eagles continua a lutar
O Go Ahead Eagles manteve vivo o sonho da taça ao vencer o Twente por 3-1.
O Twente assumiu a liderança na primeira parte, com o melhor marcador da Eredivisie, Sem Steijn, a marcar o seu quarto golo em dois jogos, mas as águias do Go Ahead empataram 15 minutos após o intervalo, com a estrela norueguesa Oliver Edvardsen a ajudar a sua equipa a regressar ao jogo.
O capitão do Go Ahead Eagles, Mats Deijl, deu a vantagem à sua equipa apenas cinco minutos antes do final do jogo, após o que o médio Mathis Suray fez o 3-1 aos 94 minutos.
O Go Ahead Eagles, atualmente o sétimo classificado da Eredivisie, qualificou-se para os quartos de final da Taça dos Países Baixos pela segunda vez desde 1985.

Outros resultados
O VV Noordwijk venceu o BVV Barendrecht por 1-0 no prolongamento, graças a um golo de Arantis Roep aos 101 minutos.
O caos quase se instalou nos descontos, quando o Noordwijk tentou colocar Jerrel Hak quando o atacante não podia jogar. No entanto, antes do recomeço do jogo, Noordwijk descobriu o erro e retirou a substituição, mantendo o clube longe de qualquer polémica.
O Feyenoord, 14 vezes campeão, derrotou os amadores do Rijnsburgse Boys por 1-4, depois de marcar dois golos nos primeiros sete minutos. Santiago Giménez e Givairo Read, que marcou o seu primeiro golo pelo clube, acabaram com as esperanças e os sonhos do Rijnsburg em rápida sucessão, evitando ser eliminado pelas mãos de um clube amador.
Gimenez fez o segundo golo aos 40 minutos, mas viu Ilias Kariouh marcar o primeiro golo do Rijnsburgse Boys com uma finalização inteligente. Ibrahim Osman marcou o quarto e último golo do Feyenoord aos 93 minutos.
O último classificado, o RKC Waalwijk, foi eliminado pelo FC Utrecht após uma derrota por 2-1 e um golo de Sebastien Haller. O RKC esperava conseguir fazer as coisas andarem, depois de Richonell Margaret ter aberto uma vantagem de 1-0 sobre o FC Utrecht, que é um dos candidatos à conquista da Eredivisie, mas foi surpreendido com dois golos de Sebastien Haller, que marcou os seus primeiros golos desde que regressou ao clube.
O De Graafschap tornou-se o último clube da segunda divisão a ser eliminado na fase de subida dos Países Baixos, depois de o Heracles Almelo ter vencido o Superboeren por 2-0, graças aos golos de Thomas Bruns e Suf Podgoreano, que marcou menos de um minuto depois de entrar em campo.
O sorteio dos quartos de final da Taça dos Países Baixos terá lugar esta sexta-feira.