O Ajax foi forçado a encontrar um novo treinador depois de Francesco Farioli ter decidido deixar o clube de Amesterdão na passada segunda-feira, invocando "desacordos" com a direção executiva como motivo da sua saída após uma época.
Os 36 vezes campeões dos Países Baixos avançaram rapidamente e criaram uma lista restrita composta pelo treinador do Go Ahead Eagles, Paul Simonis, e pelo antigo treinador Erik ten Hag, que deixou o Ajax em 2022 para se juntar ao Manchester United.

O diretor técnico do Ajax, Alex Kroes, confirmou na segunda-feira que tinha entrado em contacto com Ten Hag após o jogo de domingo da Eredivisie contra o FC Twente (vitória por 2-0), mas não quis dizer se o técnico de 55 anos estava aberto a regressar ao clube com o qual ganhou três títulos da Eredivisie, a Taça duas vezes, uma Supertaça e chegou às meias-finais da Liga dos Campeões.
No entanto, a agência noticiosa Voetbal International noticiou na quinta-feira que o Ajax já não conta com Ten Hag, uma vez que o treinador "optou por seguir outros planos".
Ten Hag não tem clube desde a sua saída do Manchester United em novembro, mas terá sido alvo do interesse do Bayer Leverkusen.