Mais

Treinador do Ajax não deita a toalha ao chão: "Tudo pode acontecer"

O treinador do Ajax, Francesco Farioli, parece abatido durante o jogo contra o FC Groningen
O treinador do Ajax, Francesco Farioli, parece abatido durante o jogo contra o FC GroningenČTK / imago sportfotodienst / IMAGO

O treinador do Ajax, Francesco Farioli, afirmou que "tudo pode acontecer no futebol", após o empate de quarta-feira com o Groningen (2-2).

O dramático empate em Groningen, que viu a equipa da casa empatar aos 90+9 minutos, custou ao Ajax a liderança da Eredivisie e levou-o para o último fim de semana da época como segundo classificado, a um ponto do atual campeão PSV.

Sob o comando do treinador Francesco Farioli, o Ajax conseguiu uma recuperação impressionante depois de duas das piores épocas do Ajax de que há memória recente, mas agora cedeu uma vantagem de 9 pontos na fase final da competição.

"Nunca é fácil ter de falar de um empate depois de sofrer um golo nos últimos segundos de um jogo", disse Farioli à ESPN após o jogo de quarta-feira à noite: "É o que é, e agora temos um jogo pela frente. Vamos lá. Às vezes aplaudimos exuberantemente depois de um golo no último minuto, outras vezes temos de chorar muito. Isso faz parte do futebol. Hoje pudemos aprender muito, é isso."

O defesa do Groningen, Thijmen Blokzijl, marcou o golo do empate depois de Josip Sutalo ter desperdiçado uma falta no final da partida. Farioli recusou-se a apontar os erros individuais após o quarto jogo sem vitória consecutivo.

"O futebol é feito de erros", disse o italiano: "Nunca falo de jogadores individuais. É sempre a equipa que está em causa quando se marca ou sofre um golo. Não, não os posso culpar por nada. O mesmo espírito que já nos trouxe até aqui e que nos levou a competir no topo da tabela. Damos sempre o nosso melhor, mas, infelizmente, não foi suficiente."

Depois de o Ajax ter derrotado o PSV no final de março e ter conseguido uma vantagem de 9 pontos a sete jogos do fim do campeonato, Farioli falou aos adeptos em Amesterdão e disse que o trabalho ainda não estava feito: "Faltam sete jogos, sete batalhas".

O treinador italiano repetiu este mantra antes do jogo de domingo contra o Twente. "Falta mais um jogo, mais uma batalha. É o que é, e acho que o futebol nos ensina que tudo pode acontecer."

O Ajax ainda pode ganhar o título da Eredivisie no domingo. A equipa de Amesterdão terá de vencer o FC Twente e receber o favoritismo do Sparta de Roterdão, que terá de conquistar pelo menos um ponto contra o líder PSV.

A classificação da Eredivisie
A classificação da EredivisieFlashscore