A partir de agora, as conversas passam a centrar-se em quem poderá substituir o antigo treinador do Middlesbrough no comando da seleção inglesa.
É um dos lugares mais atraentes do futebol internacional, mas também um dos mais intimidantes.
A Federação Inglesa de Futebol espera que Southgate seja substituído com urgência, mesmo que seja a curto prazo.
A Inglaterra vai defrontar a Irlanda no jogo de abertura da sua campanha na Liga das Nações, a 7 de setembro.
Mas, para isso, vamos dar uma olhada em alguns nomes de destaque que poderiam assumir o comando dos Três Leões.
Graham Potter
Atualmente disponível e com experiência na Premier League, Graham Potter é provavelmente o favorito das casas de apostas para assumir o lugar de Southgate.
O ex-treinador do Brighton e do Chelsea pode ser o substituto ideal para a Inglaterra, se os dirigentes da FA quiserem continuar com um futebol semelhante ao que levou os Três Leões a duas finais do Europeu.
Seria talvez a aposta mais segura para a Inglaterra, com a Liga das Nações agora no horizonte.
Embora não seja um Campeonato do Mundo ou um título do Euro, é uma oportunidade para a Inglaterra "corrigir" as suas falhas na cena internacional.
Com Potter, a Inglaterra pode praticamente retomar o caminho de Southgate e conquistar mais um título.
Eddie Howe
Tal como Potter, Eddie Howe possui uma experiência ainda maior na Premier League, mas o treinador do Newcastle, apoiado pela Arábia Saudita, não está atualmente disponível.
Os treinadores podem trabalhar para uma nação e um clube ao mesmo tempo, mas isso não é comum - e seria especialmente bizarro fazê-lo para um clube da Premier League e um país competitivo.
Dito isso, o Newcastle não teve um bom desempenho na última temporada, o que deixou Howe numa posição difícil no St James' Park.
O ex-treinador do Bournemouth há muito tempo que vem sendo associado ao cargo de técnico da seleção inglesa, e uma oferta da FA poderia ser difícil demais para ser recusada.
Há muita incerteza em torno do assunto, mas Howe é definitivamente um nome que será discutido pelos dirigentes da FA.
Pep Guardiola
Devido ao seu sucesso na Premier League, o treinador do Manchester City, Pep Guardiola, tem sido falado entre os adeptos ingleses há algum tempo como o potencial sucessor de Southgate.
No entanto, ainda não se sabe se o catalão terá vontade de assumir tal cargo quando o seu reinado no Estádio Etihad chegar ao fim.
Ao contrário dos dois treinadores mencionados antes, Guardiola conquistou grandes títulos - e muitos.
Uma mudança poderia ser boa para a Inglaterra, já que o futebol "seguro" de Southgate parece só conseguir levar os Três Leões às finais - e não vencê-las.
Guardiola ainda tem um ano de contrato com o City e pode querer um novo desafio no próximo verão.
Assim sendo, a Inglaterra seria obrigada a esperar e a contratar um treinador interino para a próxima Liga das Nações.
É nesta altura que vale a pena mencionar Lee Carsley, treinador da seleção sub-21 de Inglaterra, pois é quase certo que o seu nome surgirá nas próximas semanas.
Jurgen Klopp
O nome de Jurgen Klopp é outro dos grandes nomes que os adeptos ingleses sonham que possa suceder a Southgate.
Ao contrário do antigo jogador do Boro, o estilo de futebol "heavy metal" de Klopp seria um abanão considerável para os adeptos dos Três Leões.
Klopp, assim como Guardiola, já conquistou muitos títulos importantes na carreira e a federação inglesa pode considerá-lo o homem que finalmente vai levar a Inglaterra ao segundo troféu.
No entanto, acredita-se que Klopp esteja interessado em um dia assumir o cargo de técnico da Alemanha e talvez queira se manter disponível caso Julian Nagelsmann deixe o cargo.
Além disso, Klopp não está há muito tempo fora do comando do Liverpool e já disse anteriormente que estava "a ficar sem energia".
Sarina Wiegman
Seria difícil criar uma lista de candidatos para substituir Southgate e não incluir uma pessoa que conseguiu alcançar mais resultados com a equipa feminina do que o que sucedeu no caso masculino.
Sarina Wiegman conduziu a Inglaterra a duas grandes finais - o Campeonato do Mundo Feminino e o Campeonato da Europa Feminino - o último dos quais foi ganho pelas Lionesses.
Resta saber se ela desejaria tal mudança, mas isso faria dela a primeira mulher na história a dirigir uma equipa nacional masculina. No entanto, a seleção inglesa está a meio das eliminatórias para o Euro-2025 e o próximo jogo contra a Suécia pode ser decisivo.