O médio prestes a juntar-se ao Real Madrid, Bellingham, é apenas uma das várias jovens estrelas à disposição de Southgate num plantel talentoso que estará entre os favoritos para o Campeonato da Europa do próximo ano, que decorre na Alemanha.
A Inglaterra perdeu por 2-1 com França nos quartos de final do Campeonato do Mundo do ano passado.
Em 2021, perderam a final do Euro nos penáltis para a Itália e chegaram às meias-finais do Campeonato do Mundo de 2018, no primeiro grande torneio que Southgate comandou.
"Os adeptos ingleses sentem-no. São ambiciosos, mas não são estúpidos. Há uma razão para o tipo de expetativa e o hype em torno da equipa neste momento", disse Bellingham, que se juntou ao plantel dos Três Leões apesar de uma lesão no joelho que o vai manter fora dos jogos de qualificação para o Euro-2024 contra Malta e a Macedónia do Norte.
"A verdade é que estamos a cumprir o prometido. Gostaríamos de conquistar um troféu e um torneio, é claro, mas acho que há etapas até chegar a isso. Muitas das grandes equipas internacionais do passado não ganharam logo no imediato. Tiveram de construir durante anos até conseguirem ultrapassar a linha".
"Penso que está a acontecer algo semelhante com esta equipa de Inglaterra. Não diria que paciência é a palavra certa, mas fiquem connosco porque vamos conseguir."
Os homens de Southgate deram luta à França em longos períodos de tempo no jogo em que acabaram eliminados, em Doha.
Harry Kane disparou um penálti crucial por cima da trave e os Bleus aproveitaram para se agarrar à final, onde perderam na disputa por grandes penalidades com a Argentina. Mas Bellingham espera que a Inglaterra seja ainda melhor depois de experienciar essa desilusão.
"A forma como fomos eliminados foi dececionante, mas é preciso ter confiança no facto de podermos disputar taco-a-taco com uma das melhores equipas da Europa", acrescentou.
"Estamos em boa posição quando sabemos que não há muitas equipas que, no papel, são melhores do que nós. Por isso, é preciso ter essa confiança e a experiência que adquirimos nos últimos jogos. O objetivo é sempre tentar ganhar. Esse deve ser o objetivo de todos nós e é isso que vamos tentar fazer", vincou.
A Inglaterra está no bom caminho para se qualificar para o Euro-2024, depois de ter começado a campanha com vitórias sobre a Itália e a Ucrânia.