Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Dois portugueses na melhor equipa da fase de grupos do Flashscore

Rúben Dias liderou a defesa portuguesa
Rúben Dias liderou a defesa portuguesaFPF
A fase de grupos do Campeonato da Europa de Futebol de 2024 está oficialmente concluída. É altura de olharmos para o espelho retrovisor: Que jogadores nos encantaram particularmente nos últimos dias? O Flashscore reuniu a melhor equipa do Campeonato da Europa até agora.

Melhor XI do Flashscore

O melhor onze da fase de grupos
O melhor onze da fase de gruposFlashscore

Guarda-redes:

Giorgi Mamardashvili - GeórgiaValência

Os georgianos são uma das grandes surpresas do Euro-2024 e têm de agradecer ao guarda-redes Mamardashvili a passagem aos oitavos de final. Fez 10 defesas sensacionais contra a República Checa. Não sofreu golos na histórica vitória por 2-0 contra Portugal.

Defesas:

Dani Carvajal - Espanha - Real Madrid

Carvajal já tem 32 anos, mas continua a correr muito. Percorreu 21,5 quilómetros nas suas duas participações na fase de grupos. Contribuiu com um golo na vitória por 3-0 sobre a Croácia.

Aymeric Laporte - Espanha - Al-Nassr

Laporte é a prova de que uma mudança para a Arábia Saudita não significa necessariamente uma queda no desempenho. Quando o jogador de 30 anos foi chamado, impressionou. É também graças a ele que a Espanha não sofreu um único golo neste torneio.

Rúben Dias - Portugal - Manchester City

O facto de Rúben Dias ter sido poupado na última jornada, contra a Geórgia, foi imediatamente notório. Sem ele, a defesa portuguesa perdeu a sua habitual desenvoltura e a derrota por 2-0 foi consequência.

Nuno Mendes - Portugal - PSG

Com uma velocidade máxima de 35,2 km/h, Nuno Mendes é um dos jogadores mais rápidos do Campeonato da Europa deste ano. O lateral-esquerdo é taticamente disciplinado e traz também muito espírito ofensivo ao flanco esquerdo português.

Médios:

Toni Kroos - Alemanha - Real Madrid

Os passes de Toni Kroos são sempre feitos com a máxima precisão, o que é sublinhado de forma impressionante por uma eficácia de passes de 95,7%. O velho mestre já fez 326 passe neste Campeonato da Europa. Trata-se de um valor absoluto. O segundo melhor médio nesta categoria seria o italiano Nicolo Barella, com menos 105 passes.

Os passes de Toni Kroos
Os passes de Toni KroosOpta by Stats Perform

Pedri - Espanha -  Barcelona

Muito já foi escrito sobre o talento de Pedri. Tem apenas 21 anos e, no entanto, é a peça central da Espanha, favorita ao título.

Fabian Ruiz - Espanha - PSG

Há certamente nomes mais importantes na seleção espanhola para o Campeonato da Europa do que Fabian Ruiz. No entanto, o jogador de 28 anos tem tido um desempenho absolutamente excelente no Campeonato Europeu até agora. O seu maravilhoso golo na vitória por 3-0 sobre a Croácia ficará para sempre na memória de muitos adeptos. A sua eficácia de passes de 91,5 por cento também não deixa margem para duas opiniões: Na sua forma atual, Ruiz é um jogador de classe mundial.

Avançados

Cody Gakpo - Países Baixos - Liverpool

Oito dribles completos, dois golos e uma quantidade imensa de corridas para um jogador de ataque: Cody Gakpo mereceu verdadeiramente a sua nomeação para o XI principal.

Kylian Mbappé - França - PSG

Mbappe já foi protagonista várias vezes neste Campeonato da Europa. A transferência para o Real Madrid chegou às manchetes internacionais mesmo antes do início do torneio. No jogo de abertura contra a Áustria, foi essencial no autogolo que deu a vitória, com uma grande jogada individual, e depois partiu o osso do nariz.

Quem temia que o craque perdesse o resto do Campeonato da Europa, enganou-se. No terceiro jogo da fase de grupos, contra a Polónia, voltou a entrar em campo com uma máscara especial e marcou um golo de penálti no empate a 1-1.

Kylian Mbappe (à dir.) escreveu a história do torneio até agora.
Kylian Mbappe (à dir.) escreveu a história do torneio até agora.Profimedia

Jamal Musiala - Alemanha - Bayern de Munique

O jogador de ataque de 21 anos é considerado o maior prodígio do futebol alemão. Já provou o seu talento em várias ocasiões ao mais alto nível. Mas a sua primeira grande competição - o Campeonato do Mundo de 2022 - revelou-se uma grande desilusão. No Campeonato da Europa em casa, tudo é diferente: Musiala dribla, Musiala faz a sua magia, Musiala marca. Já marcou dois golos.