Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Formato dos dias de jogo, estádios e todas as informações essenciais

O cobiçado troféu do Europeu
O cobiçado troféu do EuropeuAFP
O Europeu começa na Alemanha a 14 de junho de 2024. Datas, formato do torneio, equipas qualificadas, estádios anfitriões e como lá chegar - o Flashscore tem todas as informações importantes sobre o Euro-2024. Descobrirá não só como chegar aos estádios do Euro na Alemanha, mas também por que motivo é melhor deixar o seu carro longe dos estádios na maioria das cidades.

Quando é que se realiza o Euro-2024?

No dia 14 de junho, a equipa nacional alemã jogará o seu jogo de abertura contra a Escócia, em Munique. No domingo, 14 de julho, as duas melhores equipas do torneio disputam a final no Estádio Olímpico de Berlim. Entre estes duelos, serão disputados 49 outros jogos, dos quais a seleção polaca participará em pelo menos três.

Manuel Neuer com a bola de jogo oficial do Euro
Manuel Neuer com a bola de jogo oficial do EuroProfimedia

Formato do Euro-2024

O Euro-2024 contará com a participação de um total de 24 equipas. Esta é a terceira edição desde que o número de participantes deixou de ser de 16. O último Euro no formato antigo realizou-se na Polónia e na Ucrânia, em 2012. O que se mantém inalterado é a divisão em grupos. Durante o sorteio realizado em dezembro, as equipas qualificadas foram divididas em seis grupos de quatro equipas cada.

Depois de todos os adversários dos grupos terem jogado entre si uma vez, a primeira e a segunda equipas dos seis grupos podem esperar avançar para os oitavos de final. As quatro melhores terceiras também seguem em frente. Nesta fase, todos os jogos são decisivos e só o vencedor avança para a ronda seguinte.

Se persistir um empate após 90 minutos, o jogo vai para um prolongamento que consiste em duas partes de 15 minutos cada. Se ainda não houver vencedor após o prolongamento, o vencedor é decidido por pontapés de grande penalidade. Os oitavos de final são seguidos dos quartos de final, das meias-finais e da final. Por outro lado, não há jogo para apurar o terceiro classificado. 

O que determina a posição do grupo no Euro-2024?

Em primeiro lugar, o número tradicional de pontos atribuídos, que normalmente é suficiente para determinar as equipas de topo. Se duas ou mais seleções nacionais tiverem o mesmo número de pontos após três jornadas, a ordem é determinada, em primeiro lugar, tendo em conta os pontos obtidos em jogos que envolvam apenas essas equipas (excluem-se os jogos contra rivais com um número de pontos diferente).

O mesmo é feito, por sua vez, com o saldo de golos e o número de golos marcados, excluindo os jogos contra equipas com um número diferente de pontos. A aplicação dos critérios deve, pelo menos, reduzir a lista de equipas sem posição fixa, caso em que o mesmo caminho é aplicado novamente às equipas cuja posição ainda está por determinar. Só quando isto não acontece é que se tem em conta o melhor saldo de golos em todos os jogos do grupo, depois o maior número de golos marcados e, por fim, o número de jogos ganhos.

Se duas equipas com registos idênticos de pontos e golos - e as outras duas equipas com registos diferentes - se defrontarem na última ronda da fase de grupos e, além disso, houver um empate no seu último jogo, então uma série de pontapés de penálti decide a ordem.

Os pontapés de penálti são utilizados como último critério em campo e apenas no caso acima indicado. O nono e o décimo critérios: a classificação do fair play e o ranking de eliminação para o torneio principal são utilizados como últimos critérios.

Que equipas se qualificaram para o Euro-2024?

A Alemanha acolhe o torneio e participa sem qualificação. Os adeptos do Europeu também podem esperar ver a vice-campeã França, a atual campeã Itália e a atual vencedora da Liga das Nações, a Espanha. A Inglaterra, a pátria do futebol, também estará representada, assim como Portugal, com a estrela Cristiano Ronaldo. A equipa orientada por Roberto Martínez teve um desempenho perfeito na qualificação para o Europeu, ao vencer os 10 jogos disputados.

Para além dos grandes favoritos, surgem outros países à procura de uma surpresa no Euro-2024. Os rivais dos anfitriões serão a Escócia, a Hungria e a Suíça. Como vizinhos dos anfitriões, os Países Baixos, a Bélgica, a Áustria, a Dinamarca e a República Checa têm pela frente uma viagem extremamente curta. A Turquia, a Croácia, a Albânia, a Sérvia, a Eslovénia, a Roménia e a Eslováquia também já garantiram os seus bilhetes para o Euro-2024.

A lista das equipas que participarão no Europeu é completada pelos três vencedores do play-off: Polónia, Geórgia e Ucrânia. Os polacos avançaram depois de vencerem a Estónia e o País de Gales, a Ucrânia lidou com a Bósnia e Herzegovina e a Islândia, enquanto os georgianos farão a sua estreia na fase final da competição depois de vencerem o Luxemburgo e a Grécia.

Estádios do Euro-2024 na Alemanha

Dez cidades e estádios vão acolher e convidar os participantes no Europeu. Devido aos rigorosos regulamentos da UEFA, o número de bilhetes disponíveis será significativamente inferior ao da Bundesliga ou mesmo ao dos jogos das competições europeias. Não são permitidos lugares em pé e a conversão em lugares individuais implica uma diminuição definitiva da capacidade. Alguns dos lugares normais serão também convertidos em bancadas adicionais para os meios de comunicação social, que serão mais abundantes no Euro-2024 do que nos jogos da liga.

Olympiastadion de Berlim (70.033 lugares)

Três jogos da fase de grupos, um dos oitavos de final, um dos quarto de final e a final

A construção do estádio olímpico de Berlim começou há quase exatamente 90 anos, tendo em vista os Jogos Olímpicos de verão de 1936. Desenhado pelo famoso Werner March, o recinto tem bancadas monumentais com dois níveis, abertas para oeste, onde se situa o Maifeld - uma grande praça de reunião pública. Nesta forma, a arena revestida a pedra sobreviveu até aos dias de hoje, embora tenha sofrido uma modernização muito dispendiosa antes do Campeonato do Mundo de 2006. A cobertura do auditório fez parte dessa modernização.

Durante o Euro-2024, o estádio acolherá menos 4.000 espectadores do que habitual - por exemplo, durante os jogos do Hertha Berlin - mas continuará a ser a maior arena do evento, uma vez que não há lugares em pé. Não é possível estacionar antes e depois dos jogos nas imediações do Olympiastadion, razão pela qual a UEFA e as autoridades de Berlim insistem na utilização dos transportes públicos. A linha de metro U2 (U-Bahn, estação Olympia-Stadion) e as linhas de metro ligeiro S3, S5 e S9 (S-Bahn, estação Olympiastadion) chegam às imediações do recinto.

A grande final terá lugar a 14 de julho no Estádio Olímpico de Berlim.
A grande final terá lugar a 14 de julho no Estádio Olímpico de Berlim.AFP

Arena de Futebol de Munique (66.026 lugares)

Quatro jogos da fase de grupos (incluindo o jogo inaugural), um dos oitavos de final, uma meia-final

Situado na saída norte de Munique, o estádio do Bayern é conhecido em todo o mundo desde o Mundial de 2006 e a sua forma arredondada serviu de inspiração a dezenas de outros estádios. A ideia de uma fachada prateada iluminada com as cores do clube era conciliar os gostos dos adeptos do TSV 1860 Munique e do Bayern, uma vez que o estádio foi construído para as duas equipas. No entanto, com o tempo, o 1860 Munique retirou-se, o Bayern comprou as ações e começou a equipar o estádio à sua maneira. A capacidade aumentou drasticamente, acrescentando lugares onde era possível e ultrapassando os 75.000 lugares. Infelizmente, isso não se fará sentir no Euro-2024, uma vez que os setores de pé atrás dos portões vão desaparecer.

Uma vez que a UEFA não aceita promover os patrocinadores do estádio/clube, o estádio não se chamará Allianz Arena durante todo o evento. No entanto, para o adepto, isto pouco muda - continuamos a falar de um estádio extremamente moderno com um dos maiores parques de estacionamento da Europa. A proximidade das auto-estradas e da circular facilitará o acesso ao estádio, mas prevêem-se engarrafamentos. Os organizadores desaconselham a deslocação de carro. A linha de metro U6 (U-Bahn, estação Fröttmaning) passa junto ao estádio e oferece o melhor acesso a partir do centro da cidade de Munique. Nos dias de jogo, partirão também do centro autocarros especiais.

O jogo de abertura do Euro-2024 terá lugar em Munique.
O jogo de abertura do Euro-2024 terá lugar em Munique.AFP

BVB Stadion Dortmund (61.524 lugares)

Quatro jogos da fase de grupos, um jogo dos oitavos de final, uma meia-final

Dortmund não é uma cidade turística e o Westfalenstadion não é uma joia arquitetónica. E depois? Continua a ser um dos maiores templos do futebol mundial, amado pela sua clareza e austeridade ao mesmo tempo. O estádio completou recentemente 50 anos e, após a sua última ampliação - por ocasião do Mundial-2006 -, tornou-se visível das cidades vizinhas graças às suas torres de cobertura amarelas. A sua capacidade ultrapassou os 80.000 lugares, o que faz dele o maior desta parte da Europa. Infelizmente, a bancada mais famosa (a bancada sul de um só piso, conhecida como "Muralha Amarela") vai ser reduzida para metade devido ao empilhamento de lugares para o Euro-2024 e já não poderá acolher 25.000 adeptos barulhentos. Mas isso não impede que a escala continua a ser impressionante.

A escolha do carro para uma deslocação a Dortmund não é definitivamente a melhor. Os parques de estacionamento não acomodam toda a gente e uma boa alternativa é o Stadtbahn, o sistema de metro ligeiro. Existem até quatro estações de metro (U-Bahn, estações Theodor-Fliedner-Heim, Stadion, Westfalenhallen e Westfalenpark) e a estação S-Bahn Signal-Iduna-Park nas proximidades do estádio. As autoridades de Dortmund criaram também uma oferta interessante: o "tapete verde" para os peões. Trata-se de um percurso simples, marcado a verde, que liga o estádio ao centro da cidade, à zona dos adeptos e à principal estação de comboios. Pode ser percorrido a pé em 40 minutos.

Entre outras coisas, os adeptos de Dortmund podem esperar uma meia-final.
Entre outras coisas, os adeptos de Dortmund podem esperar uma meia-final.AFP

Arena de Estugarda (50.998 lugares)

Quatro jogos da fase de grupos, um dos quartos de final

A Arena de Estugarda tem uma história perversa: o estádio foi construído como uma arena de futebol e atletismo e, por ocasião do Mundial-2006, foi colocada uma cobertura de membrana leve sobre as bancadas ovais. Foi apenas sob esta cobertura que cada bancada sucessiva foi reconstruída para criar uma disposição específica para o futebol. Foi o contrário, mas o resultado é interessante. A última a ser construída, apenas este ano, foi a nova bancada. Avaliada em cerca de 140 milhões de euros, é o maior investimento em qualquer estádio alemão antes do Euro 2024.

Como o estádio se situa numa zona industrial e comercial da cidade, longe do centro histórico, a melhor opção para os adeptos é utilizar os transportes públicos. A linha de metro U11 (U-Bahn, estação NeckarPark) chega ao estádio, mas a estação Wilhelmsplatz de Bad Cannstatt, acessível através das linhas principais U1 e U2, fica também a 25 minutos a pé. Os engarrafamentos de trânsito também podem ser contornados de bicicleta, o acesso de carro é desencorajado em Estugarda. Existe também uma estação de comboios subterrâneos S1 (S-Bahn, Neckarpark) perto do estádio.

No verão, o Cannstatter Kurve terá de dar lugar aos adeptos do Campeonato da Europa.
No verão, o Cannstatter Kurve terá de dar lugar aos adeptos do Campeonato da Europa.AFP

Volksparkstadion (50.215 lugares)

Quatro jogos da fase de grupos, um jogo dos quartos de final

Este estádio teve vários acordos de naming rights, mas, mesmo depois de uma reconstrução completa em 1998, continua a ser vulgarmente conhecido como Volksparkstadion (em homenagem ao parque vizinho) e a UEFA concordou em utilizar este nome. Há mais de 70 anos que gerações de adeptos do Hamburgo crescem aqui e sob este pavilhão, e também não é a primeira vez que o Europeu se realiza aqui: o clássico de 1988 entre a Alemanha e os Países Baixos foi organizado aqui.

Devido à proximidade de casas e zonas verdes, o Volksparkstadion não oferecerá aos adeptos quaisquer lugares de estacionamento nos dias de jogo. Mesmo a proximidade da autoestrada A7 não deve ser uma tentação para os adeptos motorizados - o carro deve ser deixado longe do recinto de jogo. O acesso a partir do norte será assegurado pelas linhas de comboio subterrâneas S3 e S5 (S-Bahn, estação de Stellingen). Para tornar o transporte mais eficiente, haverá também autocarros especiais que transportarão as pessoas que viajam na linha S1 (estação de Othmarschen) a partir do sul.

Volksparkstadion em Hamburgo.
Volksparkstadion em Hamburgo.Profimedia

Arena de Düsseldorf (46.264 lugares)

Três jogos da fase de grupos, um dos oitavos de final, um dos quartos de final

Apesar de ter sido construído a tempo do Mundial-2006, o moderno estádio de Düsseldorf não acolheu qualquer evento da FIFA. No que diz respeito ao Campeonato do Mundo, foi estabelecido um recorde de assistência neste recinto há alguns meses, só que para o andebol. Graças ao teto retrátil sobre o campo, transformá-lo num pavilhão fechado não é, afinal, um problema. Durante muito tempo, não houve muito futebol neste recinto, à exceção dos jogos do Fortuna Düsseldorf (e da época de convidado do Bayer Leverkusen, durante a remodelação da BayArena), mas no seu 20.º aniversário, o recinto caracteristicamente retangular recebeu o reconhecimento da UEFA.

O estádio é servido pela linha de metro U78 (U-Bahn) e este meio de transporte é o mais adequado para chegar aos jogos do Euro-2024. Há um senão: o acesso a partir do centro da cidade termina na estação Sportpark Nord/Europlatz e o regresso ao centro é um pouco mais longe, na estação Merkur Spiel-Arena/Messe Nord. Também existem autocarros shuttle a partir da cidade de Düsseldorf, que deixam os adeptos a 10-20 minutos a pé (dependendo da porta indicada no bilhete) a sul do estádio. Há também a opção de caminhar ao longo das margens do Reno, mas é preciso reservar 75 minutos para o passeio a pé.

Estádio de Düsseldorf.
Estádio de Düsseldorf.Profimedia

Arena AufSchalke (49.471 lugares)

Três jogos da fase de grupos, um jogo dos oitavos de final

O Schalke 04 pode estar preso na segunda divisão, mas o seu estádio continua a ser de classe mundial. Em termos estéticos, já foram construídas estruturas mais impressionantes, mas em termos de engenharia, ainda são poucos os estádios desportivos no mundo que podem gabar-se de ter um teto retrátil e um campo extensível. E não esqueçamos o "beer pipeline" - 5 quilómetros de tubos de cerveja que abastecem o estádio. Graças à sua multifuncionalidade, já acolheu inúmeros eventos - do biatlo ao speedway - mas o estádio continua a ser mundialmente conhecido pelo Mundial-2006. Chegou a hora de um novo capítulo da história com o Euro-2024, durante o qual o familiar nome Arena AufSchalke estará em funcionamento.

Ao contrário da maioria dos estádios anfitriões de Campeonatos da Europa, o de Gelsenkirchen dispõe de um enorme parque de estacionamento. No entanto, é preciso lembrar que o estacionamento durante o Euro-2024 é pago e o número de lugares depende do número de reservas. A maioria dos adeptos pode sair na paragem Veltins Arena, enquanto os que têm mobilidade reduzida acharão mais conveniente encurtar a viagem até à paragem Willy-Brand-Allee, a partir da qual o percurso é melhor. Também é possível deslocar-se do centro de bicicleta.

Campeonato da Europa em vez da Bundesliga 2: Gelsenkirchen espera futebol ao mais alto nível.
Campeonato da Europa em vez da Bundesliga 2: Gelsenkirchen espera futebol ao mais alto nível.AFP

Arena de Frankfurt (48.057 lugares)

Quatro jogos da fase de grupos, um jogo dos oitavos de final

Frankfurt é famosa pelos seus arranha-céus na zona comercial, mas o estádio principal foi construído longe de qualquer desenvolvimento, num cenário florestal. Daí o seu nome histórico (Waldstadion significa Estádio da Floresta). A estrutura original de 1925 já desapareceu há muito tempo e, antes do Campeonato do Mundo de 2006, foi construído um estádio completamente novo. 

Por ter sido construído longe do centro da cidade, o estádio foi equipado com um apoio adequado de transportes públicos. Não se trata apenas de uma recomendação, mas da única solução sensata: nas imediações do estádio, a UEFA não disponibiliza parques de estacionamento nos dias de jogo. Felizmente, não faltam opções: pode utilizar os metropolitanos S7, S8, S9 (S-Bahn, estação Frankfurt Stadion), as linhas de elétrico 20 e 21 (terminal Stadion Straßenbahn) ou as linhas de autocarro 61 ou 80 (paragem Stadion Osttribune).

O Campeonato da Europa de 2024 também se realizará no Main.
O Campeonato da Europa de 2024 também se realizará no Main.Profimedia

Estádio de Colónia (46.922 espectadores)

Quatro jogos da fase de grupos, um jogo dos oitavos de final

Historicamente, é conhecido como Müngersdorfer Stadion, desde a sua reconstrução completa em 2004 como RheinEnergie Stadion, mas durante o Europeu é simplesmente o Estádio de Colónia. Está situado num complexo desportivo com mais de um século, no local das antigas fortificações do bairro de Müngersdorf, a oeste de Colónia. É visível de longe graças às quatro torres de 72 metros de altura situadas nos cantos. Estas, juntamente com a estrutura rítmica de betão armado, tornam o edifício único no mundo.

O estádio situa-se muito próximo da avenida principal que conduz diretamente ao centro da cidade, pelo que basta apanhar o elétrico da linha 1 (paragem RheinEnergieStadion) ou uma das linhas de autocarro que servem a paragem Alter Militärring. Um pouco mais longe, a 20-30 minutos a pé para norte, encontra-se a linha ferroviária regional mais próxima, servida pelas linhas S12 e S19 (S-Bahn, estação Müngersdorf Technologiepark). A possibilidade de chegar ao jogo em Colónia com o seu próprio carro continua reservada a quem tiver um lugar de estacionamento adquirido, e não há muitos.

Colónia não ficou de mãos a abanar quando foram atribuídos os locais para os Campeonatos da Europa
Colónia não ficou de mãos a abanar quando foram atribuídos os locais para os Campeonatos da EuropaProfimedia

Estádio de Leipzig (46.635 lugares)

Três jogos da fase de grupos, um jogo dos oitavos de final

Embora já tenha 20 anos, a sua localização na antiga bacia do enorme Zentralstadion é sempre impressionante. Carinhosamente apelidado de Red Bull Arena, o estádio de Leipzig foi construído como uma promoção, por assim dizer, para que a Saxónia e a Alemanha de Leste tivessem alguma representação no Mundial de 2006 (Berlim, como capital, tem um estatuto separado). Leipzig não tinha um clube forte e foi apenas a criação de um estádio pronto a utilizar que atraiu o magnata austríaco das bebidas energéticas. Este último investiu fortemente na modernização do estádio nos últimos anos, sobretudo para o seu clube, mas também para os adeptos durante o Euro-2024.

Como o estádio está localizado perto do centro da cidade de Leipzig, pode ser alcançado em pouco mais de 20 minutos. O estádio está também ao alcance de sete linhas de elétrico, pelo que a UEFA recomenda que se escolha a linha e a paragem em função da porta indicada no bilhete. A entrada A, a partir do sul, é servida pelas linhas 3, 7, 8, 15 e 56. As entradas B e C são melhor alcançadas pelas linhas 4 e 51.

O RB Leipzig é o anfitrião habitual.
O RB Leipzig é o anfitrião habitual.Profimedia