Mais

Euro-2024: Kristiansen quer transportar sucesso do Bolonha para a Dinamarca

Victor Kristiansen fez uma época fantástica no Bolonha
Victor Kristiansen fez uma época fantástica no BolonhaProfimedia
O dinamarquês Victor Kristiansen fez uma excelente temporada pelo surpreendente Bologna, da Serie A, e espera levar a sua boa forma para a fase final do Campeonato da Europa.

O dinamarquês de 21 anos foi titular no Bolonha que se apurou de forma surpreendente para a Liga dos Campeões. O empréstimo do Leicester não só lhe deu muito tempo de jogo, como também desenvolveu o lateral-esquerdo com um motor incansável.

"Aprendi a jogar futebol italiano. É um pouco mais com o travão de mão puxado e é mais cuidadoso do que na Premier League, onde é barulhento e impetuoso. Thiago Motta ensinou-me a ser mais fluido nas estruturas de jogo do que estava habituado no Copenhaga e no Leicester. Tive de driblar mais e ser mais orientado para o homem, e acrescentei isso ao meu jogo. Quanto mais coisas tiver na minha caixa de ferramentas, melhor. Também em relação à concorrência na seleção nacional", diz Victor Kristiansen.

Fora dos relvados, Victor e a sua namorada instalaram-se rapidamente na encantadora cidade italiana. Os adeptos nas ruas estavam felizes e gratos por o dinamarquês e os seus companheiros de equipa estarem entre os melhores. Com o quinto lugar, o Bolonha alcançou a sua melhor classificação na Serie A desde 1971.

"Quando assinei, não esperava que fosse uma época tão histórica. Senti desde os primeiros jogos e semanas de treino que se tratava de um plantel forte, com um treinador bom e com ideias claras. A época foi-se tornando cada vez mais selvagem. Estivemos quase invictos em casa (uma derrota) e vencemos todas as grandes equipas fora. Foi uma experiência fantástica", reconheceu

Os números de Kristiansen
Os números de KristiansenFlashscore

Agora que está prestes a atingir um marco na sua carreira na seleção nacional, Victor Kristiansen sente a emoção no corpo.

"Sinto um formigueiro extra no estômago antes da minha primeira fase final. Vai ser muito fixe para mim e para a minha família. Uma das melhores coisas que se pode viver como futebolista é jogar pelo seu país num Campeonato da Europa ou num Campeonato do Mundo. Estar lá e representar a Dinamarca será a melhor coisa", frisou.

Há três anos, quando a Dinamarca disputou os jogos da fase de grupos do Campeonato da Europa em casa, Victor Kristiansen assistiu ao jogo contra a Bélgica no Parken com o pai. Na altura, estava a começar a jogar na equipa principal do Copenhaga, mas desde então a sua carreira acelerou. Há um ano, estreou-se na seleção nacional e agora ambiciona ser titular no Campeonato da Europa.

"Tenho vindo a entrar na equipa de forma lenta mas segura e tenho-me mostrado bem nos últimos encontros da seleção. Espero, sonho e tenho a ambição de ser titular no maior número possível de jogos do Campeonato da Europa", concluiu.

Victor Kristiansen pode muito bem estar entre os titulares no ensaio geral da seleção nacional para o Campeonato da Europa contra a Noruega, no sábado à noite.

Depois do Campeonato da Europa, deverá regressar ao Leicester, que regressou à Premier League, enquanto o dinamarquês esteve emprestado ao Bolonha. No entanto, Victor Kristiansen não sabe se o seu futuro está no centro de Inglaterra. "Ele e o Leicester só vão decidir depois do Campeonato da Europa", afirma.