As carreiras de Arda Güler e Cristiano Ronaldo, com 19 e 39 anos, respetivamente, defrontam-se em Dortmund, num jogo que promete ser emocionante no relvado e aceso nas bancadas.
Os adeptos turcos, provavelmente os mais fervorosos do Europeu, vão usar o fervor e assobios estridentes para perturbar uma equipa portuguesa que venceu a República Checa por 2-1 na primeira jornada do Grupo F. A vitória chegou tarde e com dificuldade nos descontos, com um golo de Francisco Conceição, no final de um jogo frustrante para Ronaldo.
O avançado do Al-Nassr vem de uma temporada de sucesso na Arábia Saudita, com 44 golos em 45 jogos, mas deixou para trás o brilho dos holofotes europeus e o nível de excelência, afastando-se cada vez mais dos seus anos dourados no Real Madrid (2009-2018).
Güler, por outro lado, é apenas uma pepita em formação com os gigantes espanhóis, aos quais se juntou em 2023 vindo do Fenerbahçe. Mas o excelente desempenho contra a Geórgia (3-1) na terça-feira já lhe valeu a lisonjeira alcunha de "Messi turco".
O extremo-direito marcou um dos melhores golos do torneio, a vitória por 2-1, com um remate de longa distância de pé esquerdo que foi festejado pela comunidade turca para fúria do estádio e dos quatro cantos da Alemanha.
Aos 19 anos e 114 dias, tornou-se o jogador mais jovem a marcar na sua estreia no Euro. Roubou o recorde a um certo... Ronaldo, que marcou aos 19 anos e 128 dias no Euro 2004.
"Não presto atenção aos desempenhos individuais. Temos de continuar como equipa, até onde pudermos", disse o jovem avançado, convidado para a conferência de imprensa depois de ter sido nomeado homem do jogo.
A Turquia sonha com um duplo objetivo no sábado: vencer Portugal pela primeira vez no Europeu (três derrotas até ao momento) e passar aos oitavos de final pela primeira vez desde 2008.
Ronaldo, por seu lado, procura recuperar a sua melhor forma e conduzir a sua seleção à fase seguinte. O cinco vezes vencedor da Bola de Ouro espera prolongar ao máximo a sua história no Campeonato da Europa, depois de o ter conquistado em 2016 e de disputar agora uma sexta edição recorde.
Siga o Turquia - Portugal no Flashscore
Ao mesmo tempo, poderá estabelecer um novo recorde se marcar um golo. CR7 tem os olhos postos no recorde de Ivica Vastic, que se tornou o marcador mais velho do Euro-2008 com a Áustria, com 38 anos e 257 dias.
O próximo passo para Güler é lidar com o aumento da notoriedade e das expectativas, seja na Turquia ou no Real Madrid. A sua primeira época com os gigantes espanhóis foi muito perturbada por uma série de lesões e recaídas, mas terminou-a como um foguete com cinco golos nos seus últimos cinco jogos na La Liga. "O treinador Carlo Ancelotti motiva-me imenso, assim como os meus companheiros de equipa, por isso quero agradecer-lhes o apoio constante", disse à imprensa após a vitória sobre a Geórgia.