Euro 2024: Portugal a um triunfo do apuramento perfeito

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Euro 2024: Portugal a um triunfo do apuramento perfeito
Portugal contabiliza nove vitórias em nove jornadas
Portugal contabiliza nove vitórias em nove jornadas
FPF
Portugal pode no domingo tornar-se a nona nação europeia a finalizar uma fase de qualificação para uma grande competição de futebol totalmente vitoriosa, juntando-se nessa lista a gigantes como Alemanha e França.

Acompanhe as principais incidências da partida

Caso vença a Islândia no Estádio José Alvalade, a seleção nacional termina o Grupo J de apuramento para o Euro 2024 com 10 vitórias em 10 jogos, algo completamente inédito na história do futebol português.

Com um triunfo sobre os islandeses, Portugal passa a integrar uma lista em que estão Alemanha e França, mas também Espanha, Itália, Inglaterra, Itália, Países Baixos e República Checa.

Os germânicos já alcançaram esse feito por três vezes, enquanto a França conseguiu duas, embora tudo aponte que os gauleses igualem a Alemanha já nesta qualificação para o próximo Europeu.

A Alemanha, por receber o Euro 2024, não participa na atual fase de apuramento.

Acompanhe o relato no site ou na app
Flashscore

Contudo, a história demonstra que uma qualificação perfeita não é sinónimo de sucesso numa fase final, nem de títulos, com Espanha, no Mundial 2010, e a Itália, no Euro 2020, a serem as únicas seleções que foram até ao fim para levantar o troféu.

Na era moderna do futebol, com grupos compostos por cinco equipas ou mais, a Alemanha foi a primeira nação perfeita, no caminho para o Mundial de 1982, alcançado mais tarde a final da prova, embora sem sucesso, e voltou a ser totalmente vitoriosa no apuramento para o Euro 2012 e o Mundial 2018.

Completamente dominadores na qualificação, com 43 golos marcados e apenas quatro sofridos, os germânicos acabariam por efetuar uma das suas piores campanhas de sempre no Campeonato do Mundo da Rússia, falhando a fase a eliminar depois de ficarem em último no seu grupo.

Já a França, chegou ao Europeu de 1992, na Suécia, só com vitórias, mas regressou a casa bem cedo (caiu na fase de grupos) e, no Euro 2004, em Portugal, não conseguiu passar dos quartos de final.

Portugal lidera grupo
Flashscore

A primeira seleção a capitalizar uma fase de apuramento perfeita foi a Espanha, quando se sagrou campeã mundial na África do Sul, em 2010, batendo na final os Países Baixos, que também chegaram ao continente africano com uma qualificação totalmente triunfante.

Quando se sagrou campeão europeu em 2021 (referente ao Euro2020), a Itália chegou ao Estádio Wembley só com vitórias no apuramento, algo que a Bélgica, na altura de Roberto Martínez (atual selecionador português), também alcançou, acabando por cair nos quartos de final, precisamente frente aos transalpinos.

Sem sucesso depois na fase final, a República Checa fez o pleno para chegar ao Euro 2000, assim como a Inglaterra para estar no Euro 2016.