Na Cidade do Futebol, em Oeiras, nos primeiros 15 minutos do treino, que foram abertos à comunicação social, os jogadores da seleção nacional fizeram os habituais exercícios de aquecimento, primeiro sem bola e depois já com bola. Como é habitual, neste período, os três guarda-redes trabalharam à parte.
Depois de lesão de Raphael Guerreiro no Bayern Munique, que fez com o lateral nem viajasse para Portugal, o grupo de Martínez sofreu nova baixa com a dispensa de Ricardo Horta, avançado do SC Braga, também devido a problemas físicos.
Na segunda-feira, no arranque dos trabalhos, Horta tinha sido mesmo o único jogador a não subir ao relvado principal da Cidade do Futebol.
Sendo assim, o técnico espanhol passou a contar com 24 jogadores no estágio e não é esperado que chame algum novo nome para render as duas baixas.

Portugal defronta a Eslováquia na sexta-feira, no Estádio do Dragão, no Porto, às 19:45, e, em caso de vitória, garante automaticamente a qualificação para a fase final do próximo Europeu. Três dias depois, no dia 16, a seleção nacional joga na Bósnia-Herzegovina, às 19:45 (hora de Lisboa).
Após seis jornadas, a equipa lusa continua totalmente vitoriosa e lidera o Grupo J com 18 pontos, mais cinco do que a Eslováquia, segunda classificada. O Luxemburgo é terceiro, com 10, seguido de Bósnia e Islândia, ambas com seis, e do Liechtenstein, ainda sem pontos.
Além de seis triunfos no mesmo número de partidas, a equipa de Roberto Martínez leva um registo de 24 golos marcados e nenhum sofrido. Os dois primeiros lugares do agrupamento dão acesso direto à fase final do Euro-2024.