Depois de duas visitas a Lisboa, os eslovacos vão conhecer pela primeira vez o Porto, neste caso o Estádio do Dragão, num encontro que pode confirmar a qualificação portuguesa para a fase final do próximo Europeu, que vai decorrer na Alemanha.
O primeiro confronto em solo nacional aconteceu em 1999, com Portugal a vencer por 1-0, no ‘velhinho’ e entretanto demolido Estádio José Alvalade, para, em 2005, somar novo triunfo, mas por 2-0, no Estádio da Luz.
Ao todo, Portugal e Eslováquia encontraram-se por cinco vezes, com um registo quase perfeito para o lado luso, com quatro vitórias e um empate, acompanhado de oito golos marcados e apenas um sofrido.
Em 1999, o triunfo por 1-0, com Capucho a marcar o único golo da partida, aos 62 minutos, na antiga casa do Sporting, foi determinante no apuramento de Portugal para o Euro-2000, num Grupo 7 em que a equipa de Humberto Coelho terminou na segunda posição, atrás da Roménia e seis pontos à frente dos eslovacos.

Na fase final desse Europeu, organizado pelos Países Baixos e Bélgica, a seleção nacional acabaria por chegar às meias-finais.
A Eslováquia regressou a Lisboa em 2005, agora na corrida para o Mundial-2006, prova para a qual a seleção portuguesa acabaria por ser qualificar e alcançar igualmente as meias-finais, mas com o brasileiro Luiz Felipe Scolari no comando.
Único ‘sobrevivente’ desse tempo, Cristiano Ronaldo fez o segundo golo de Portugal, aos 42 minutos, já depois de Fernando Meira ter aberto o marcador, aos 21.
O jogo na Luz ficou marcado pelo regresso de Luís Figo, que se tinha retirado da seleção portuguesa após Euro-2004, em solo nacional, e por ser o último jogo internacional do italiano Pierluigi Collina, um dos árbitros mais marcantes da história do futebol.
