Mais

Euro-2024: Sylvinho compara o apuramento da Albânia com o vencer a Liga dos Campeões

Sylvinho conduziu a Albânia ao seu segundo Campeonato da Europa de sempre.
Sylvinho conduziu a Albânia ao seu segundo Campeonato da Europa de sempre.Profimedia
O técnico brasileiro Sylvinho considera um sonho participar com a Albânia do Campeonato Europeu de 2024 na Alemanha. Segundo o antigo internacional, é tão incrível quanto ganhar a Liga dos Campeões, que conseguiu dominou duas vezes ao serviço do Barcelona.

A Albânia estará presente no Campeonato da Europa apenas pela segunda vez na sua história e pela primeira vez desde 2016, quando foi eliminada na fase de grupos. "Após o apito final e nove meses de trabalho diário, este é definitivamente um sonho que quero desfrutar ao máximo com todos os albaneses. Estou a viver o sonho como albanês", disse Sylvinho à rádio Televizioni Shqiptar (RTSH).

"Nós, brasileiros, somos um pouco como vocês, albaneses, também gostamos de nos abraçar e de estabelecer relações calorosas. Também reparei que, mesmo quando somos estrangeiros, na Albânia convidam-nos para almoçar em casa", disse o jogador natural de São Paulo, que assumiu o comando da seleção albanesa em janeiro.

Durante a carreira de jogador, Sylvinho triunfou na Liga dos Campeões com o Barcelona em 2006 e 2009. "Foi incrível ganhar a Liga dos Campeões, mas é igualmente incrível como treinador chegar ao Campeonato Europeu com a Albânia na Alemanha. É realmente incrível", disse o  antigo lateral-esquerdo de Corinthians, Arsenal, Celta de Vigo e Manchester City.

"A Moldávia é boa no jogo aéreo, como demonstrou nesta eliminatória. É uma equipa forte fisicamente, dura nos duelos aéreos e na luta pelas segundas bolas. Podia ter acontecido qualquer coisa dois ou três minutos depois do golo do empate, por isso fiquei preocupado", disse Sylvinho, cuja equipa lidera o grupo com dois pontos de vantagem sobre a República Checa e termina o jogo em casa contra as Ilhas Faroé na segunda-feira.

A Moldávia, por sua vez, enfrentará os checos no mesmo dia em um confronto direto para se classificar para a Euro. A Moldávia tem de vencer em Olomouc, pois está a dois pontos do seu adversário. "Também quero agradecer ao meu homólogo da Moldávia (Serghei Clescenco), pois ele e a sua equipa sofreram apenas uma derrota no grupo. Acredito que têm tudo em suas mãos contra a República Checa para poderem avançar", salientou Sylvinho.

A classificação do Grupo
A classificação do GrupoFlashscore