Mais

Euro-2024: Theate aposta no "azar" de Lukaku para o sucesso da Bélgica

Romelu Lukaku ainda não marcou nenhum golo pela Bélgica no Euro-2024
Romelu Lukaku ainda não marcou nenhum golo pela Bélgica no Euro-2024AFP
O defesa belga Arthur Theate disse não ter dúvidas de que a sorte de Romelu Lukaku vai mudar, depois de ver três golos anulados nos dois primeiros jogos da sua equipa no Euro-2024.

Lukaku é o melhor marcador de sempre da Bélgica, com 85 golos, mas ainda não conseguiu aumentar esse número na Alemanha, tendo outro golo anulado na vitória de sábado por 2-0, sobre a Roménia, em Colónia.

O avançado assistiu para o primeiro golo de Youri Tielemans, aos dois minutos, e foi uma ameaça constante para a defesa romena, mas o seu golo, na segunda parte, foi anulado pelo VAR por fora de jogo.

Antes deste golo, Lukaku teve outros dois anulados pelo VAR na surpreendente derrota da Bélgica por 1-0 contra a Eslováquia.

Lukaku estabeleceu um novo recorde no Campeonato da Europa, com 14 golos na qualificação, mas não marca numa fase final desde o Euro-2020, não conseguindo disparar no Campeonato do Mundo de 2022, depois de regressar de uma lesão.

"Provavelmente não é fácil porque é o terceiro golo dele que é anulado, mas acho que é azarado quando se vê o fora de jogo", disse Theate aos jornalistas, este domingo.

"É muito, muito difícil de aceitar, porque é talvez um centímetro (de fora de jogo), mas acho que ele está com uma boa mentalidade. Ele é muito importante para nós, cria muitas oportunidades, muitos espaços, por isso, se continuar assim, tenho a certeza de que vai marcar muitos golos", acrescentou.

As quatro equipas do Grupo E estão empatadas com três pontos, à entrada para a última jornada, o que acontece pela primeira vez na história dos Europeus.

A Bélgica defronta a Ucrânia em Estugarda, na quarta-feira, enquanto a Roménia enfrenta a Eslováquia à mesma hora em Frankfurt.

"Não é fácil. Sabíamos disso quando perdemos o primeiro jogo contra a Eslováquia, vamos ter de não perder mais", disse Theate, que regressou ao lado de Jan Vertonghen, de 37 anos, na defesa contra a Roménia.

"Ganhámos ontem, o que é muito bom. Agora temos de fazer a mesma coisa na quarta-feira. Só temos de olhar para nós próprios e fazer o nosso trabalho e depois tudo correrá bem", defendeu.

Siga o Ucrânia-Bélgica no Flashscore