"Como presidente, não olho apenas para o resultado da principal seleção nacional, que viveu um momento de transição e crescimento da equipa, precisávamos desse alerta negativo (Euro-2024) para recomeçar com mais entusiasmo e os resultados subsequentes, penso, estão a dar feedback disso", afirmou o presidente da FIGC, Gabriele Gravina, ao fazer o balanço do ano desportivo de 2024, que descreveu como "positivo".
"A nota? Pela primeira vez na história, conseguimos um prémio importante como o Burlaz, reconhecido pela UEFA pelos resultados alcançados ao nível das camadas jovens, dos sub-17 aos 19, nos últimos três anos", acrescentou.
"Chiellini é bom para o futebol"
"Giorgio Chielliini foi à escola, teve experiência no estrangeiro e hoje é um treinador respeitado. Também integrou o ECA na comissão mais importante da UEFA, gosto deste nível de crescimento de alguns treinadores", acrescentou Gabriele Gravina, presidente da FIGC, falando sobre o crescimento como dirigente do antigo defesa da Juventus e da LA na conferência de imprensa após o Conselho Federal.
"Ele tem um valor acrescentado, que é ter sido um futebolista importante, bem como o capitão vencedor do Campeonato da Europa de 2021 com a nossa seleção", acrescentou Gravina.
"Chiellini tem qualificações académicas (é licenciado em economia e comércio) e uma extraordinária capacidade de relacionamento. É um perfil que é bom para o futebol a qualquer nível", elogiou.