Mais

Opinião: Kroos, a classe mundial que esteve uma década ao serviço do Real Madrid

Toni Kroos em ação pelo Real Madrid
Toni Kroos em ação pelo Real MadridAFP/ Flashscore
Toni Kroos anunciou que vai deixar o futebol após o Campeonato da Europa na Alemanha. O Real Madrid começa a esvaziar o seu mercado.

Criativo, com um remate de primeira e uma técnica de passe invejável. Toni Kroos (34 anos) chegou ao Bernabéu em 2014, depois de ter conquistado o Campeonato do Mundo com a Alemanha. Em Munique, a direção decidiu colocar o jovem Mario Gotze à sua frente. Em Madrid, Florentino Pérez pagou apenas 25 milhões de euros por um médio que conquistou o seu lugar na equipa titular desde o início, partilhando o tridente do meio-campo com Luka Modric e James Rodríguez.

Desde 2014, foram muitos os médios que passaram por Chamartín. Casemiro e Isco tocaram a glória. Kovacic, Odeegard e Lucas Silva não tiveram a mesma sorte. Illarramendi, Marcos Llorente, entre outros, passaram por momentos difíceis.

Os números de Toni Kroos
Os números de Toni KroosFlashscore

Kroos, por outro lado, esteve sempre presente. No total, fez 463 jogos. Marcou 28 golos e deu 100 assistências. Ganhou 22 títulos com o Real Madrid. 10 com o Bayern. Um Campeonato do Mundo com a Alemanha, com quem jogará o Euro-2024 como a sua "Última Dança".

O legado de Kroos no Real Madrid vai para além dos títulos. O grande mérito do jogador é manter o seu desempenho durante uma década. A tranquilidade. Não fazer alarde. Manter a calma nos momentos difíceis, como aconteceu com Santiago Solari depois de sofrer quatro golos do Ajax no Santiago Bernabéu.

"O Real Madrid quer expressar o seu agradecimento e carinho a Toni Kroos, um jogador que já faz parte da história do Real Madrid e que é uma das grandes lendas do nosso clube e do futebol mundial", disse o clube nas suas redes sociais.