A seleção nacional chega a Reiquiavique com nove pontos, e totalmente vitorioso nas primeiras três jornadas da fase de qualificação, e vai tentar continuar imperial no agrupamento, perante um rival que já está a quatro dos lugares que dão acesso direto ao Europeu do próximo ano, na Alemanha.
Um triunfo no Estádio Laugardalsvöllur deixa Portugal com caminho livre para o Euro2024 e arruma por completo a Islândia, a viver uma fase bem diferente quando em 2016 e 2018 esteve no Europeu de França e no Mundial da Rússia, respetivamente.
No sábado, no teste até agora mais difícil para o selecionador Roberto Martínez, Portugal bateu a Bósnia-Herzegovina, por 3-0, com um bis de Bruno Fernandes e um golo de Bernardo Silva, no Estádio da Luz, em Lisboa.

Em março, o técnico espanhol viveu precisamente a sua estreia como o novo líder da seleção portuguesa perante o Liechtenstein, em Alvalade, na primeira jornada do grupo, com Cristiano Ronaldo, com um bis, João Cancelo e Bernardo Silva a construírem o 4-0, na primeira vitória lusa num arranque de um apuramento para um Europeu em quase 20 anos.
Três dias depois, goleada no Luxemburgo (6-0), novamente com dois golos de Cristiano Ronaldo, com Bernardo Silva, João Félix, Otávio e Rafael Leão a ‘assinarem’ os seus nomes na lista dos marcadores.
Nas três primeiras rondas, a Islândia começou com uma derrota pesada na Bósnia (3-0), goleando depois no Liechtenstein, por 7-0 e sofrendo um desaire caseiro com a Eslováquia (2-1).