O golaço de Lamine Yamal foi disputado com o argentino Walter Bou, que deu um pontapé de tesoura sensacional pelo Lanús, contra o Tigres, e com Jaden Philogene, que marcou um golaço para o Hull City contra o Roterham United.
O golaço do jovem espanhol aconteceu na meia-final do Euro-2024 contra a França, quando a seleção de Luis de la Fuente saiu atrás do marcador aos nove minutos de jogo, com o golo de Randal Kolo Muani. No entanto, 12 minutos mais tarde, o jovem de 16 anos marcou a sua obra-prima.
Um passe de Dani Olmo que não deu certo acabou nos pés de Yamal, a poucos metros da grande área, após um contra-ataque. O jovem jogador do Barcelona começou por puxar para a direita, mas rapidamente mudou de direção para a esquerda, desequilibrou o seu adversário direto Adrien Rabiot e rematou em arco para o canto esquerdo da baliza, fora do alcance de Mike Maignan.
Yamal falou sobre o golo após o jogo: "Lembro-me apenas que o Dani Olmo tinha a bola, deu-ma, não pensei muito porque foi muito rápido, mas senti-me confiante e tentei apontar para o canto e felizmente entrou."
O golo fez de Yamal o mais jovem marcador de sempre num Campeonato da Europa e num Campeonato do Mundo. O anterior detentor do recorde era o brasileiro Pelé. Para ser mais preciso, Yamal tinha 16 anos e 362 dias quando marcou o golo, enquanto Pelé tinha 17 anos e 239 dias quando marcou na fase final do Campeonato do Mundo de 1958.
Yamal, que foi merecidamente premiado com o Troféu Kopa como Jovem Jogador Sub-21 do Ano no final de outubro, tinha tido 13 tentativas de golo no torneio antes do golo, mas valeu a pena esperar pelo 14.º.
E para sublinhar que o golo não foi certamente uma coincidência, o jovem espanhol, que em 2024 tornou-se um elemento imprescinvídel da equipa titular do Barcelona, tinha exatamente um ano antes, a 9 de julho de 2023, marcado um golo de sonho com o mesmo estilo, de fora da área, na meia-final do Campeonato da Europa de Sub-17 de Espanha - nessa ocasião também contra a França.
Quatro minutos depois do golo do empate de Lamine Yamal, Dani Olmo foi o autor da reviravolta, ao entrar na área francesa e rematar à baliza de Maignan.
Dani Olmo tornou-se assim o primeiro jogador a marcar em três jogos consecutivos numa fase final de um Campeonato da Europa. É também de salientar que Jesús Navas (38 anos e 231 dias) tornou-se o jogador mais velho de sempre a jogar numa meia-final do Campeonato da Europa, contra a França.