A PZPN adiou a publicação oficial da lista de convocados para os jogos de outubro contra as Ilhas Faroé (em Thorshavn, a 12 de outubro) e a Moldávia (no PGE Narodowy, a 15 de outubro). A razão oficial foi o facto de muitos dos convocados estarem a disputar jogos da Liga Europa e da Liga Conferência, e esta razão já diz muito: Michal Probierz quer apostar em jogadores ritmo, mesmo que não sejam das ligas mais fortes.
Por exemplo, tanto Szymanski, como Cash, Slisz com Wszołek ou Jakub Piotrowski disputaram os seus jogos na quinta-feira à noite. Este último viveu para ver uma convocatória, devido às suas excelentes atuações pelo Ludogorets, mesmo que definitivamente não se queira lembrar da partida desta quinta-feira: goleada de 1-7 sofrida aos pés do Nordsjaelland.
Há algum tempo que se falava de uma convocatória para Piotrowski, tal como se falava de chamar Adam Buksa, um goleador em série no Antalyaspor. Havia um lugar para ele provar o seu valor, especialmente após a lesão de Robert Lewandowski.
É preciso jogar, não necessariamente no topo
Na opinião de Michał Probierz, sucessor de Fernando Santos no comando técnico da Polónia, os jogadores excecionais que jogam fora das taças e das ligas principais também merecem ser convocados. É o caso de Tymoteusz Puchacz, que foi recuperado no Kaiserslautern (2.ª Bundesliga ), ou Patryk Peda, do SPAL de Itália (Serie C).
As fugas de informação jornalística sobre a falta de convocatórias para Jan Bednarek ou Nicola Zalewski também se confirmaram. O primeiro não brilha no Southampton (apesar de jogar regularmente) e não se enquadra no conceito. Zalewski, por outro lado, perdeu um lugar seguro com José Mourinho, tendo feito apenas um jogo completo desde o início da época na Roma.
Por outro lado, Jakub Kaminski está na lista, embora a sua cotação no Wolfsburgo também tenha caído significativamente.
Quem falta na convocatória?
Embora tenha havido bastante discussão entre os adeptos na noite desta quinta-feira, não se tratam necessariamente de surpresas na lista de convocados. O regresso de Buksa, a entrada de Pedy ou Piotrowski eram esperados. Se houve um tema que aqueceu as discussões, foi, antes de mais, os guarda-redes. Aqui, os adeptos apontam frequentemente para Kamil Grabara e Marcin Bulka. Este último, em particular, está a passar por um excelente período no Nice e tem sido fundamental para a alta posição do clube da Cote d'Azur.
Convocados para os jogos contra Ilhas Faroé e Moldávia
Guarda-redes: Bartłomiej Drągowski, Łukasz Skorupski, Wojciech Szczęsny
Defesas: Bartosz Bereszyński, Matty Cash, Tomasz Kędziora, Jakub Kiwior, Patryk Peda, Tymoteusz Puchacz, Sebastian Walukiewicz, Mateusz Wieteska
Meio-campistas: Patryk Dziczek, Przemysław Frankowski, Kamil Grosicki, Jakub Kamiński, Filip Marchwiński, Jakub Piotrowski, Bartosz Slisz, Damian Szymański, Sebastian Szymański, Paweł Wszołek, Piotr Zieliński
Avançados: Adam Buksa, Arkadiusz Milik, Sebastian Świderski
