Mais

Roberto Martínez, o treinador que mudou a cara de Portugal

Portugal venceu o Luxemburgo por 9-0
Portugal venceu o Luxemburgo por 9-0AFP
A estreia de Roberto Martínez, com seis vitórias em seis jogos, 24 golos marcados e 0 sofridos, está a deixa sinal positivo em Portugal. A vitória por 9-0 sobre o Luxemburgo é mais uma prova de que o treinador espanhol mudou a cara da Seleção Nacional.

Depois de um Mundial-2022 aquém das expectativas com a Bélgica, Roberto Martínez está a dar-se bem no comando de Portugal. Escolhido para render Fernando Santos (saiu após a derrota com Marrocos nos quartos de final), o técnico espanhol deu um impulso à Seleção Nacional e fez dela uma das equipas em melhor forma na Europa neste momento. Os números são de encher olho: seis vitórias em seis jogos, 24 golos marcados e 0 sofridos.

A goleada sobre o Luxemburgo (9-0) serviu para ratificar este excelente momento e deixou Roberto Martínez na história de Portugal, com a maior vitória de sempre.

O período anterior, sob o comando de Fernando Santos, que venceu Campeonato da Europa (2016) e uma Liga das Nações (2019), nunca foi suficientemente brilhante em termos de jogo, pelo que, como era de esperar, as comparações não tardaram. Para já inegável que o potencial ofensivo da equipa parece estar a ser melhor aproveitado com Roberto Martíenz.

Em termos de convocatórias, as listas nunca conseguem ser consensuais, seja qual for o treinador. A continuidade de Cristiano Ronaldo na equipa é um dado adquirido, e o treinador procura tirar o melhor partido do capitão, enquanto tenta balançar a chegada de Gonçalo Ramos que tem mostrado faro goleador com a camisola da equipa das equipas. Jogadores como Bruno Fernandes e Bernardo Silva têm-se destacado e assumindo papéis de liderança.

Em termos de sistemas e tácticas, Roberto Martínez deu a Portugal um estilo que começa a ser reconhecido. Ou com três defesas centrais, como aconteceu em alguns jogos iniciais, ou com uma linha de quatro, a jogar a partir de trás, com uma boa gestão da bola e uma pressão agressiva. É uma caraterística da equipa.

Portugal está praticamente qualificado para o Euro-2024, poderá confirmá-lo em outubro, e a isso muito se deve ao trabalho de Roberto Martínez. Contudo, é na Alemanha que a Seleção Nacional irá ser verdadeiramente testada.