Lamine Yamal é atualmente um dos jogadores que mais atenção desperta na Europa. Depois de um brilhante Campeonato da Europa de 2024, o avançado do Barcelona lidera as manchetes todas as semanas, seja mantendo a equipa Culé no topo da LaLiga ou com desempenhos notáveis na Liga dos Campeões.
Quanto ganha Lamine Yamal?
O jovem, nascido em Esplugas de Llobregat, Barcelona, tem um contrato até junho de 2026 por um total de 1.670,00 milhões de euros por ano.
Claro que, mais do que o seu salário anual, o que chama a atenção é a cláusula de rescisão que o Barcelona garantiu ao jovem jogador, que ascende a nada menos do que mil milhões de euros. Yamal é um dos sete jogadores do Barça com o mesmo valor na sua cláusula, mas é o mais jovem de todo o plantel.
Crescimento do valor de mercado de Yamal desde a estreia
O dia 29 de abril de 2023 é recordado por todos os adeptos do Barcelona como a data em que, sob a orientação de Xavi, um jovem "diferente" de 15 anos se estreou na primeira divisão espanhola. Apesar de ter estado apenas alguns minutos em campo e de o Barça já estar a ganhar por 4-0 ao Betis, foi o suficiente para o mundo do futebol vislumbrar a qualidade que o jovem de La Masia estava a demonstrar.

Em agosto desse ano, o valor de mercado de Yamal era de 25 milhões de euros e, em apenas dois meses, em outubro, tinha subido para 50 milhões de euros. Nessa altura, o jovem jogador já tinha 16 anos e, em tão pouco tempo, a sua qualidade futebolística tinha registado uma valorização meteórica de 100%.
Como era de esperar, 2024 foi mais um ano de crescimento para Lamine Yamal e, antes da sua participação no Campeonato da Europa, o seu valor de mercado atingiu 75 milhões de euros em março e 90 milhões de euros em julho. Isto representa um aumento de 260% em apenas um ano a jogar na primeira divisão com o Barcelona. Nessa altura, já era um titular indiscutível e um jogador-chave para Luis de la Fuente na competição continental que a Espanha tinha à sua porta.
Europeu e a explosão de Yamal na seleção nacional
A Espanha sagrou-se campeã do Euro-2024, na Alemanha, e fê-lo de forma invicta, com Lamine Yamal a colocar a fasquia alta em todos os jogos.
De acordo com o Flashscore, Yamal teve uma média de 7,7 pontos por jogo durante o Euro, sendo que o jogo com maior pontuação foi o jogo contra a Alemanha, no qual a Espanha venceu os alemães por 2-1 no prolongamento. Curiosamente, apesar de ter sido substituído aos 63 minutos, teve um desempenho tão bom que obteve 8,3 pontos, com uma assistência, um remate à baliza e uma taxa de sucesso de 83,3% nos passes.
O desempenho no Euro só fez aumentar o valor de mercado do jovem blaugrana, e logo após o torneio, em julho de 2024 (já com 18 anos), chegou aos 120 milhões de euros, mais um aumento de 33,3% em apenas um mês.
Recordes de valor de mercado de Lamine Yamal
É claro que os números continuariam a crescer para Yamal e, em outubro, atingiria 150 milhões de euros. Nesta altura, os rumores de transferência estavam por todo o lado, aumentando até ao final do ano o furor de querer os serviços do jovem jogador do Culé.
Em dezembro de 2024, os seus honorários no mercado internacional atingiram o marco de 180 milhões de euros, o que não só o catapultou como o jogador mais valioso das fileiras do Barcelona, mas também o segundo jogador mais valioso da equipa nacional espanhola e o segundo jogador mais valioso da LaLiga.
Que equipas querem Lamine Yamal?
Muito se tem falado sobre as equipas que querem juntar Lamine Yamal às suas fileiras, e todas elas com uma carteira que definitivamente tem a capacidade de pagar valores exorbitantes por um jogador que não parou de brilhar desde a sua estreia na primeira divisão.
De acordo com o jornalista Javier Peña, uma das equipas mais interessadas em fazer uma oferta pelo jovem jogador é o Liverpool, à procura de um substituto natural para Mohamed Salah, que, com quase 33 anos, tem dificuldade em renovar o seu contrato com os Reds. Manchester United, Chelsea e Manchester City também foram mencionados em Inglaterra, todos com dinheiro suficiente para adquirir os serviços do extremo.
Em todo o caso, e tal como fez em 2017 com Neymar, o PSG parece ser a única equipa interessada em pagar sem grandes demoras, já que a cláusula de rescisão que o Barcelona assinou com o Yamal ascende a cerca de mil milhões de euros. Até Enric Masip, assistente da presidência do Culé, confirmou que receberam uma oferta do PSG por 250 milhões de euros, mas que foi automaticamente rejeitada porque "o presidente nunca a considerou", preferindo a sua renovação.
Entre o PSG e o Barcelona já existe um historial de mercado com grandes nomes do futebol mundial. Entre os exemplos mais proeminentes estão Neymar, Messi e Dembelé: será que Nasser Al-Khelaïfi e companhia vão conseguir manter um ícone do futebol catalão novamente?
Os registos mais notáveis de Lamine Yamal
Na época de 2023/2024, tornou-se o jogador mais jovem do século XXI a iniciar um jogo na LaLiga, com 16 anos e 38 dias. Apenas uma semana depois, atingiu um novo marco, tornando-se o jogador mais jovem a fazer uma assistência também neste século, no Barcelona, na vitória fora de casa por 3-4 sobre o Villarreal.
Em 8 de novembro de 2023, estreou-se contra a Geórgia, numa vitória da Roja por 7-1, fora de casa, nas eliminatórias para o Euro-2024. Nesse jogo, Yamal entrou em campo aos 44 minutos e, aos 74', marcou o seu primeiro golo pela seleção principal, o que fez dele não só o jogador mais jovem a jogar pela seleção principal de Espanha (16 anos e 57 dias), mas também o mais jovem marcador da Fúria Roja.

Yamal também detém os recordes da Liga dos Campeões como o jogador mais jovem a estrear-se pelo Barcelona e o mais jovem a começar um jogo. Tornou-se também o goleador mais jovem a marcar três golos na história da LaLiga e o jogador mais jovem a participar num jogo do Clássico.
Em 2024, Yamal continuou a bater recordes, tornando-se o jogador mais jovem a estrear-se e a marcar na Supertaça de Espanha, o mais jovem marcador da Taça do Rei no século XXI e o jogador mais jovem a marcar dois golos na LaLiga. Tornou-se também o jogador mais jovem a participar na fase a eliminar e nos quartos de final da Liga dos Campeões.