Mais

Šilhavý ambicioso na Polónia: "Só temos um objetivo, a qualificação para o Euro"

Šilhavý tem dois pontos de interrogação na equipa.
Šilhavý tem dois pontos de interrogação na equipa.Profimedia
O treinador Jaroslav Šilhavý espera que o penúltimo jogo da qualificação para o Campeonato da Europa, na sexta-feira, na Polónia, seja provavelmente mais difícil para os futebolistas checos do que o duelo que abriu o grupo, em março. Numa conferência de imprensa em Varsóvia, Šilhavy disse que ainda tem dois pontos de interrogação na equipa titular, mas que já tem a posição de guarda-redes bem definida.

Em março, a equipa checa venceu a Polónia por 3-1 em casa, no início do grupo de qualificação para o Euro-2024, sobretudo graças a dois golos nos primeiros três minutos. "O primeiro jogo em Praga foi um turbilhão desde o primeiro minuto. Em três minutos, estávamos a ganhar por 2-0 e o adversário estava muito assustado. No geral, conseguimos gerir o jogo, foi ótimo. Não creio que o adversário consiga fazer isso amanhã (sexta-feira), que não tenha cuidado (no início)", disse Šilhavy.

"Claro que não ficaríamos zangados se fosse semelhante. Mas acho que não. Especialmente aqui na Polónia, onde a equipa será conduzida por 50.000 pessoas. Mas também queremos ser activos e marcar alguns golos. Acredito que a nossa equipa é capaz de fazer uma exibição de qualidade que nos levará aos tão desejados pontos", acrescentou o experiente treinador.

A República Checa está segundo lugar no grupo, com um ponto de vantagem sobre a Polónia, que disputou um jogo a mais. Já na sexta-feira, os checos podem garantir a participação na fase final se vencerem em Varsóvia e a Moldávia não derrotar a líder Albânia.

"Continuo a considerar a Polónia como um grande adversário, que falhou em alguns jogos desta qualificação. É por isso que houve mudanças, por exemplo, a mudança de treinador. Mas a Polónia continua a ser uma grande equipa, com um grande número de grandes futebolistas. Amanhã jogam o seu último jogo de esperança, pelo que não será fácil. Mas acredito que estamos bem preparados e somos capazes de enfrentar o jogo", disse Šilhavy.

A classificação do Grupo E
A classificação do Grupo EFlashscore

A equipa ainda não está definida

O técnico admitiu que ainda não sabe muito bem qual será a equipa titular. "Ainda temos dois pontos de interrogação. O guarda-redes está definido. Os treinadores de guarda-redes Milan Vesely e Radek Cerny querem que os próprios guarda-redes saibam com antecedência. Todos os jogadores estão prontos para o jogo. Todos sabemos o que vamos fazer, todos estamos conscientes disso. Acho que os jogadores estão perfeitamente preparados", disse Šilhavy.

O treinador não quis falar sobre o seu futuro na equipa. O técnico esteve em risco após a derrota por 0-3 na Albânia, em outubro, mas o comité executivo da FAČR confirmou-o no cargo para a fase de qualificação de novembro. A direção da federação voltará a analisar o cargo de treinador depois de 30 de novembro, data em que termina o contrato ligeiramente alterado de Šilhavy.

"Só temos um objetivo à nossa frente: a qualificação para o Euro. Vamos subordinar tudo a esse objetivo. Outras coisas serão tratadas após a qualificação, não gostaria de continuar com este tópico. A equipa está aqui e é importante agora. Não é a minha posição, o que vai acontecer depois", disse Šilhavý.

Reunião com o Probierz

Na semana passada, durante a vitória do Praga Slavia por 2-0 sobre a Roma, na Liga Europa, encontrou-se com o seu homólogo polaco Michal Probierz, que assumiu o comando da seleção nacional após o programa de setembro, no Éden.

"Veio cumprimentar-nos, falámos um pouco, apenas algumas palavras. Se não me engano, ele estava a regressar da Holanda, onde esteve a observar o seu jogador. Por isso, passou por cá, o Slavia estava provavelmente a caminho. De resto, ele também treinou o (selecionador nacional) Tomáš Pešír, eles conhecem-se", disse Šilhavý.

Ele não tem medo da estrela polaca, o avançado Robert Lewandowski. "Não lhe chamaria medo, temos respeito por toda a equipa polaca. Lewandowski é definitivamente a maior estrela. Um grande jogador, um grande finalizador, uma grande força", acrescentou Šilhavy.