Mais

Spalletti pede reação a Itália depois da derrota com Inglaterra

Spalletti disse que a sua equipa se desligou em momentos-chave
Spalletti disse que a sua equipa se desligou em momentos-chaveAFP
Luciano Spalletti disse que a Itália tem de aprender com a derrota por 1-3 contra a Inglaterra em Wembley, numa altura em que luta para garantir a qualificação para o Euro-2024 na Alemanha.

Gianluca Scamacca finalizou uma jogada bem trabalhada para dar a liderança à Azzurra na terça-feira, mas Harry Kane marcou um golo a cada lado de Marcus Rashford, garantindo a reviravolta inglesa. A vitória garante o primeiro lugar do Grupo C para a Inglaterra, deixando a Itália, atual campeã europeia, e a Ucrânia a lutar pelo segundo lugar.

A equipa de Spalletti está em terceiro lugar, a três pontos da Ucrânia e com um jogo a menos. Seja como for, os italianos já têm pelo menos um lugar no play-off garantido devido à sua classificação na Liga das Nações.

O defesa italiano #19 Giorgio Scalvini (L) luta pela bola com o médio inglês #07 Phil Foden
O defesa italiano #19 Giorgio Scalvini (L) luta pela bola com o médio inglês #07 Phil FodenAFP

Spalletti criticou a equipa se desligou em momentos-chave.

"Por vezes, estivemos um pouco descontraídos, mas penso que criámos muito, que estivemos organizados e que, em última análise, criámos as condições para fazer certas coisas bem e isso para além do golo que marcámos", afirmou: "Mas acabámos por não conseguir aproveitar ao máximo essas oportunidades.  "Não acho que os rapazes merecessem perder por dois golos esta noite, mas precisamos de crescer e evoluir como equipa, especialmente quando se trata de grandes momentos, e é isso que é o futebol europeu".

A classificação do Grupo de Itália
A classificação do Grupo de ItáliaFlashscore

Spalletti reconheceu que o nível da Serie A está a ficar aquém do de outras ligas europeias de topo.

"Acho que é esse o caso", disse ele: "Jogos como esse precisam nos motivar e nos inspirar. Temos de tentar tirar daqui algo que nos permita aguentar estes confrontos físicos, o ritmo e o ritmo destes jogos. Temos de evoluir quando se trata de jogos como estes a nível europeu, mas foi isso que tentámos fazer esta noite."

O técnico disse não temer a ansiedade dos seus jogadores na luta pela qualificação para a fase final.

"Não tenho medo de nada e ficaria muito surpreendido se os meus jogadores mostrassem algum medo", disse: "Acho que temos qualidade para jogar contra qualquer adversário."