Mais

Uma equipa chamada Espanha: o novo documentário sobre os campeões do Euro-2024

Rodri, Carvajal e De la Fuente na antestreia oficial da série documental
Rodri, Carvajal e De la Fuente na antestreia oficial da série documentalRFEF
O selecionador espanhol, Luis de la Fuente, e os jogadores Rodri e Carvajal assistiram e comentaram a obra audiovisual sobre o Euro-2024, cuja estreia terá lugar esta sexta-feira, 29 de novembro, através da Amazon Prime Video.

Uma antestreia do filme, pipocas e a sala Luis Aragonés convertida em sala de cinema para desfrutar em exclusivo de "A team called Spain", uma série documental desportiva que mostra o percurso dos jogadores da seleção espanhola durante o Euro-2024, que culminou com a equipa espanhola a tornar-se a primeira equipa da história a ganhar quatro Europeus, depois de vencer a Inglaterra no Estádio Olímpico de Berlim. A série documental estará disponível exclusivamente no Prime Video em mais de 200 países a 29 de novembro, como parte da subscrição Prime.

Três dos protagonistas estiveram presentes esta quinta-feira na Ciudad del Fútbol em Las Rozas: o selecionador espanhol Luis de la Fuente, Rodri e Dani Carvajal, dois dos capitães dos campeões europeus.

Trata-se de uma série de quatro episódios que conta com o testemunho dos protagonistas e imagens inéditas de locais nunca antes acedidos. Conversas nos quartos, segredos de uma maca ou a tensão no balneário antes de um grande jogo, "Uma equipa chamada Espanha" mostra o ritmo frenético da competição e a convivência entre futebolistas com personalidades muito diferentes. A liderança de estrelas como Carvajal e Rodri, a frescura e as piadas de jovens como Lamine Yamal e Nico Williams ou o sofrimento e a dedicação de um veterano como Jesús Navas aproximam-nos mais do que nunca da parte mais íntima de uma equipa tão diferente quanto unida.

Antes da transmissão dos quatro capítulos completos da série documental, Álvaro de Miguel, Secretário-Geral da RFEF, e Rodrigo Cabornero, Diretor da Prime Video Spain, falaram sobre a criação do documentário. Ambos agradeceram o excelente trabalho de todas as pessoas envolvidas neste processo que durou meses. Rodrigo Cabornero disse que a série "combina tudo o que o melhor filme de ficção pode ter e vamos ver tudo isso numa produção magnífica com toda a generosidade dos protagonistas e de toda a equipa técnica". Álvaro de Miguel expressou a "emoção com que se vive um torneio como o Europeu, em que a seleção conseguiu representar-nos a todos", acrescentou.

Após a projeção exclusiva, teve lugar um debate com a participação dos três representantes da seleção espanhola presentes durante o evento. Luis de la Fuente ficou emocionado ao ver as imagens inéditas sobre o caminho para o quarto Europeu: "Foi muito bom recordar esses momentos que refletem o que foi uma família durante 45 dias e revê-la faz-nos recordar esses momentos emocionantes e intensos que nos deixam arrepiados. Foi uma grande alegria, sobretudo ver as pessoas felizes com um país inteiro a apoiar a sua seleção", afirmou.

A palavra equipa define perfeitamente um grupo que Rodri, um dos capitães da seleção espanhola, afirmou: "Há muito tempo que não sentia esta emoção. Foi espetacular dar às pessoas a oportunidade de viverem um Europeu por dentro, com os bons e os maus momentos. A seleção sempre foi um grupo muito unido. Morata, Carvajal e eu, os mais experientes, tentamos transmitir o que podem ser os valores da equipa neste tipo de torneio em que se vivem muitos momentos diferentes e fundamentais. No meu caso, coloquei tudo o que tinha em mim ao serviço do grupo e tentei esvaziar-me por um país e por um objetivo".

Para Dani Carvajal, esta série documental é "um exemplo de vida para todos" e destaca uma das chaves do sucesso: "Todos vêm do seu clube com papéis importantes e na seleção nacional assumimos o papel que nos cabe. Todos nós demos um passo em frente, todos nos sentimos importantes e, graças a isso, o grupo tornou-se uma família".

Os dois capitães, em plena recuperação de lesões prolongadas, valorizam ainda mais o que conseguiram na Alemanha e, como diz Rodri, "ambos sabemos o que é ganhar e agora vemos as coisas com mais perspetiva, sabemos como é difícil ganhar e valorizamos a forma como o fizemos".

"Todos nós passamos pela vida com um objetivo, que é tentar deixar uma marca, caso contrário a vida não teria sentido. Um dia já não estaremos cá e queremos ser recordados por algo bonito. A sensação de paz de ter realizado um sonho que se tem desde criança enche-me de orgulho e é algo pelo qual lutamos e que deve ser eterno", conclui Rodrigo.

A luta para alcançar novos objetivos define esta geração, como diz Carvajal: "Agora temos de ter consciência de que somos um exemplo para muitas crianças e isso é uma das coisas que mais me enche de orgulho".

Para terminar, Luis de la Fuente destacou o que representa este documentário: "Reflete muitas das coisas que queríamos deixar e muitas das coisas que esta geração de futebolistas representa, como os valores do sofrimento, do trabalho, do esforço, da superação e de não desistir".

A série documental sobre a vitória no Euro-2024 é produzida pela RFEF em colaboração com a TBS.