A FIFA e a EA Sports terminam uma relação que começou em 1993 com o lançamento do FIFA 94. Desde então, a empresa americana tem estado nas casas de todos os jogadores há mais de 20 anos, seja através do seu título principal, o especial do Campeonato do Mundo ou o tradicional FIFA Street, jogo especializado em futebol de rua.
Contudo, isso não significa que os gamers ficarão sem o seu simulador desportivo preferido na próxima época. A única coisa que irá mudar é o nome. Esse novo nome foi anunciado com grande alarido pelo criador e será "EA Sports FC".
Para além do novo título de jogo, foram também anunciadas algumas dicas do que está para vir no futuro e um novo logótipo para a franquia. Infelizmente, teremos de esperar até julho para ver o primeiro trailer oficial e mais imagens do que poderemos desfrutar nas nossas consolas em setembro.
Esta mudança não significará que o FC, o futuro da EA Sports no mundo do futebol, não seja visto como o melhor videojogo de futebol do catálogo. A Electronic Arts tem feito o seu trabalho de casa ao longo dos anos para manter boas relações com todos os jogadores do ramo e terá as principais licenças para proporcionar a melhor experiência aos utilizadores.
Espera-se que o simulador tenha no seu repertório mais de 19.000 jogadores licenciados, 700 equipas, 30 ligas e o apoio de 300 parceiros globais. Uma forte aposta para continuar a manter o trono global no que diz respeito aos jogos de futebol.
"É aqui que começa a história do EA SPORTS FC. Vimos de 30 anos de liderança e história de criação de experiências que unem a comunidade futebolística global e continuam a conduzi-la para um futuro onde os adeptos estão em primeiro lugar", disse Nick Wlodyka, CEO da EA Sports FC.
Haverá FIFA 2024?
Do outro lado da moeda está a FIFA, que embarcou na aventura de encontrar um novo parceiro comercial no mundo dos videojogos. Neste momento, com o seu presidente Gianni Infantino ao leme, ainda estão à procura do criador certo para continuar o seu legado virtual.
Olhando para o panorama atual, tudo sugere que o único preparado para levar o bastão com garantias é o também americano 2K Games. Eles já venceram a EA Sports na corrida do NBA e têm o músculo necessário para competir pelo trono do futebol. Embora a curva de aprendizagem não fosse fácil, eles conseguem enfrentar um desafio desta magnitude.