Gaúcho: Grémio de Luís Castro perde dérbi frente ao Internacional (4-2)

Borré em destaque no triunfo do Internacional
Borré em destaque no triunfo do InternacionalRicardo Duarte - Internacional

O Internacional venceu o Grémio (4-2), no Beira-Rio, em jogo da 5.ª jornada do Campeonato Gaúcho. A partida ficou marcada por fortes emoções, com direito a reviravolta, erros decisivos e a chamada “Lei do Ex”, que acabou por ter pouco impacto. Amuzu e Edenílson marcaram para o Grémio, enquanto Marcos Rocha (na própria baliza), Borré e Bernabei fizeram os golos da equipa colorada.

Recorde as incidências da partida

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

O confronto foi intenso, fazendo jus à dimensão do clássico. O Grémio, orientado pelo português Luís Castro, esteve em vantagem por duas vezes, mas acabou por sofrer a reviravolta na segunda parte em apenas dois minutos, saindo de campo com uma pesada derrota. A defesa tricolor chegava a este encontro com apenas um golo sofrido na competição.

Para além dos seis golos, o jogo ficou marcado por constantes reviravoltas, protestos dirigidos à arbitragem, erros dos guarda-redes e lances insólitos que acabaram por penalizar ambos os lados. Rochet e Weverton estiveram abaixo do esperado, enquanto Alan Patrick e Borré destacaram-se na equipa vencedora.

Eletrizante

A primeira parte, no Beira-Rio, foi eletrizante, com ambas as equipas expostas e dificuldades em controlar o encontro, que se tornou excessivamente vertical. Aos 20 minutos, o clássico já tinha registado golos, discussões e um ambiente de grande tensão entre os rivais.

Amuzu abriu o marcador logo aos cinco minutos, após Carlos Vinícius amaciar de cabeça para o belga finalizar de frente para a baliza.

O Internacional chegou ao empate num lance pouco comum. Um cruzamento para a área contou com uma falha do guarda-redes Weverton, que acabou por reclamar falta no lance aéreo. A bola ainda foi cabeceada, com Noriega a cortar em cima da linha, mas o alívio acabou por embater em Marcos Rocha, que desviou para a própria baliza.

Ainda na primeira parte, o Inter acertou por duas vezes nos ferros, ficando mais próximo da reviravolta do que o Grémio de voltar a colocar-se em vantagem.

Na segunda parte, o Internacional entrou melhor e criou perigo junto da baliza adversária, mas acabou castigado aos 67 minutos. Uma bola levantada para a área colorada resultou em duas falhas consecutivas de Rochet na tentativa de afastar, com a bola a sobrar para Edenílson, que aplicou a “Lei do Ex” com a baliza deserta.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaFlashscore

A vantagem gremista, no entanto, foi efémera e tudo mudou em apenas nove minutos. A nova reacção do Inter começou aos 74', quando Carbonero foi à linha de fundo e cruzou com precisão para Borré cabecear e restabelecer a igualdade.

Dois minutos depois, Borré consumou a reviravolta com um remate rasteiro e cruzado, num lance que gerou protestos do Grémio por alegada falta na origem da jogada. A goleada colorada ficou selada aos 83 minutos, com Bernabei a rematar para o canto de Weverton num lance defensável, numa exibição para esquecer do guarda-redes recentemente contratado.