Os gaúchos indicaram ter cumprido integralmente todos os detalhes presentes na documentação, mas que as restantes partes envolvidas na negociação não tiveram o mesmo nível de compromisso.
"Lamentamos a condução do processo pelas restantes partes envolvidas. O atleta retomará atividades no clube e, após o período ausente dos treinos regulares, continuará uma rotina específica antes de estar novamente à disposição", escreveu o Internacional, em comunicado.
Thiago Maia tinha tudo encaminhado para assinar com o Santos, mas o acordo não envolvia apenas o Internacional. O Flamengo tinha valores a receber do clube gaúcho pela venda. O negócio dependeria do Santos arcar com este débito, pagando ao Flamengo diretamente, além de desembolsar uma compensação financeira ao Internacional para libertar o atleta.
O Santos iria pagar 2,5 milhões de euros ao Inter, além de assumir a dívida de 4,5 milhões de euros que o clube gaúcho tem com o Flamengo. A equipa carioca, no entanto, não concordou com as garantias oferecidas pelos santistas, travando a transferência.
Veja o comunicado do Internacional na íntegra:
"O Sport Club Internacional informa que a transferência do atleta Thiago Maia ao Santos Futebol Clube não foi concretizada por razões alheias aos compromissos assumidos pelo Clube, os quais foram integralmente cumpridos e respaldados em documentação.
Lamentamos a condução do processo pelas demais partes envolvidas. O atleta retomará suas atividades no Clube e, após o período ausente dos treinamentos regulares, seguirá rotina específica antes de estar novamente à disposição. O assunto será tratado internamente, conforme os procedimentos estabelecidos pelo Departamento de Futebol".